Ematerce encerra oficina para elaboração do Plano Ceará Agroecológico
10 de junho de 2015 - 03:00
Encerra-se, no final da tarde de quarta-feira, 10 de junho de 2015, no Centro de Treinamento da Ematerce, no distrito de Capuan, município de Caucaia, a Oficina para Definição de Estratégias para Elaboração do Plano Ceará Agroecològico. A abertura do evento, na manhã de terça-feira, 9, foi feita pelo presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues Amorim. Na oportunidade, deu as boas-vindas aos participantes e disse da importância de se ter um plano Ceará Agroecológico, o que contribui para a produção de gêneros alimentícios de qualidade e sadios, além de se aumentar a conscientização de técnicos e agricultores a respeito da conservação do Meio Ambiente. Por último, desejou a todos uma produtiva oficina e agradeceu aos órgãos parceiros, pela participação, destacando O Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio de sua Delegacia no Ceará, sob a responsabilidade do delegado Francisco Sombra.
Presidente da Ematerce, Antonio Amorim, fala da importância e oportunidade do evento.
Do seu lado direito, o delegado Francisco Sombra, do MDA no Ceará. À equerda do presidente
da Ematerce, o consutor do MDA/SAF-DF e facilitador da Oficina, Marcelo Nunes
O dirigente da Ematerce ressaltou, ainda, a presença do consultor do MDA/SAF e facilitador da oficina, na pessoa de Marcelo Nunes, que representou o secretário nacional da Agricultura Familia-DF, Onaur Ruano, impossibilitado de vir a Fortaleza, devido ao falecimento de seu pai. Já o delegado do MDA no Ceará, Francisco Sombra, afirmou estar satisfeito em participar da abertura da Oficina e externou os agradecimentos ao presidente da Ematerce e aos representantes dos órgãos parceiros, elogiando a iniciativa por sua relevância para o setor agropecuário cearense.

O assessor de comunicação e ouvidor da Ematerce, jornalista Antonio José de Oliveira, foi
o mestre de cerimônias.
A coordenação do evento, sob a responsabilidade dos assessores estaduais da Ematerce, Cristina Pontes, Fernanda, Fernanda Aquino, Francisco Alves, José William, Marcos Castro e Marluce Sobreira, atingiu os objetivos desejados, haja vista o conteúdo dos assuntos ministrados na Oficina e a sua organização tão bem explicitados pelo facilitador e pelos coordenadores e relatores de grupo. Dentre os temas apresentados, destacaram-se a Agroecologia e as Políticas Públicas de Apoio à Produção de base Agroecológica e Orgânica; Vivência Agroecológica das Instituições e dos Agricultores(as) do Ceará; Fragilidades, avanços e perspectivas em relação à Agroecologia e Produção Orgânica no Ceará e a Apresentação dos Grupos e Debates. Participaram, ativamente, da supracitada Oficina, o Movimento Ibiapabano da Mulheres; Apoi (João Costa); a Rede de Agricultores(as) Agroecológicos do Território dos Vales do Curu e Aracatiaçu; Embrapa (Ênio Girão), Cetra (Neila Santos); Esplar (Pedro Jorge) e Universidade Federal do Ceará (Professor Guilhermo).
Texto: Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fotos: Jornalista Francisco Edilmo Gomes Gurgel – Ascom/Ematerce
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce