Presidente da Ematerce e convidados falam sobre Plano Safra 2015/16
2 de julho de 2015 - 03:00
O presidente da Ematerce, Antonio Amorim, presidiu, na manhã desta quinta-feira, 2 de julho de 2015, a uma reunião, com gerentes estaduais, assessores estaduais da empresa, além do presidente da Fetraece, Luís Carlos, da representante da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Ceará, Mara Lopes, e do representante da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), José Arimateia.
Amorim abre a reunião, tendo, como companheiros de mesa, o presidente da Fetraece,
Luís Carlos, o coordenador estadual do Concred/SDA, José Arimateia, e a representante
do delegado do MDA, no Ceará, Mara Lopes.
Inicialmente, o dirigente da Ematerce explicou que, devido a uma falha técnica no sistema de videoconferência, não foi possível retransmiti-la do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com abordagem sobre o Plano Safra 2015/16. Em seguida, reportou-se ao conteúdo do supracitado plano, destacando o valor de R$ 28,9 bilhões de crédito para a Agricultura Familiar; o novo seguro da Agricultura Familiar; a regulamentação da Agricultura Familiar; o apoio ao Cooperativismo; a ampliação dos mercados de compras públicas; a assistência técnica para 230 mil novas famílias, focados na produção sustentável: produção de base agroecológica; apoio na elaboração do cadastro ambiental; definição de agricultura.
Em sua fala, Amorim falou da atuação, em breve, da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), que coordenará o Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural, esperando, apenas, que a presidente Dilma Rousseff nomeie o presidente, no caso Paulo Guilherme. e demais membros da diretoria. No final, agradeceu a presença dos participantes e convidou-os para a abertura da 8ª Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf), amanhã, no Parque de Exposições Governador César Cals. Prolongando-se até o próximo dia 5.
Com a palavra, o presidente da Federação dos Trabalhadores (as) Rurais do Ceará (Fetraece), Luís Carlos, parabenizou a Ematerce pela aquisição de um sistema de videoconferência, o que evita despesas com o deslocamento de dirigentes e empregados da empresa a outras localidades, quando do repasse de informações aos extensionistas, sem falar também de seu uso, por parte de outras instituições, divulgando assuntos de interesse para extensionistas e agricultores. Reforçou, ainda, seu ponto de vista a respeito do importante e necessário papel que desempenha a Ematerce, no campo, orientando os agricultores, sobretudo os de base familiar, a melhorar as condições de vida sua e dos familiares. Agradecendo o convite da Ematerce, para participar da reunião, elogiou as iniciativas da empresa no setor agropecuário cearense.
Mara Lopes, representante da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário, no Estado do Ceará, reconheceu, também, as ações extensionistas, desenvolvidas no meio rural, contribuindo, assim, para a produção de gêneros alimentícios de qualidade, tanto para consumo humano, quanto para animal. Agradecendo ao honroso convite da Ematerce, externou sua admiração e respeito pelo que faz a empresa, trabalhando com pessoas simples e responsáveis pela produção de vários alimentos, consumidos por humanos e animais. Encerrando a parte discursiva, o representante da SDA, Arimateia, disse das intenções do Plano Safra, para beneficiar os agricultores e da preocupação do Governo do Estado em criar instrumentos, para amenizar a situação crítica do homem do campo, que enfrenta quatro anos consecutivos de seca.
Texto e Fotos : Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce