Ematerce participa ativamente da Expocrato-2015

16 de julho de 2015 - 03:00

Visita do Governador Camilo Santana, Secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira,

Deputado Estadual José Ailton Brasil e Antonio Amorim,Presidente da Ematerce,ao estande da

Ematerce na Expocrato-2015.

 

Foi aberta às 18 horas, do dia 12 de julho, a 64ª Exposição Centro – Nordestina de Animais e Produtos Derivados – Expocrato 2015, contando com as presenças do Governador Camilo Santana, da Vice-Governadora, Izolda Cela, dos Secretários do Desenvolvimento Agrário, Déde Teixeira, da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Osmar Baquit, do Prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, dos Deputados Federais, José Guimarães, Antônio Balhmann e José Arnom, dos Deputados Estaduais, Zé Airton Brasil e Sineval Roque, dentre outros. Representando a diretoria executiva da Ematerce estava o Presidente, Antônio Amorim.

 

A primeira edição da Expocrato foi em 1944, agora completando 64 anos. A Expocrato 2015 foi aberta no dia 12 e vai até 19 de julho. Estima-se que neste ano mais de 200 expositores das áreas dos governos federal, estadual e, principalmente, da iniciativa privada, estarão presentes. Mais de 5900 animais de grande, médio e pequeno porte como bovinos, caprinos, ovinos e equinos serão expostos e muitos deles participarão de concursos e outros eventos paralelos. Acredita-se que durante a Expocrato 2015 serão efetivados negócios no valor de mais de R$ 100 milhões. A expectativa de público é de 300 mil pessoas, durante toda a semana.

 

Na programação do evento, está prevista a realização de concurso leiteiro, leilões transmitidos pela pela internet e exposições ranqueadas, nordestinas e internacionais. Também existe um pavilhão reunindo em torno de 150 produtores familiares, mostrando e negociando seus artesanatos e produtos agrícolas, organizados pela Ematerce e Fetraece.

 

A 64ª Expocrato conta com o apoio da Ematerce, Sebrae, Adagri, Fetraece, Saaec e Universidade Regional do Cariri. A Ematerce está atuando ativamente em vários setores do evento com a instalação de um stand, onde mostra ao público suas realizações na região do Cariri, com produtores apresentando e vendendo produtos agrícolas e artesanatos.

 

alt

 

A casa de farinha é administrada pela Associação Comunitária Malhada, mas recebe as orientações técnicas, creditícias e de comercialização dos extensionistas da Ematerce, escritório do Crato. Na feira, a casa de farinha vende para o público visitante, tapiocas de vários sabores, farinha, beiju e goma fabricadas na hora e a preço justo. Conforme o Gerente Regional da Ematerce, Lossio Gondim, a parceria entre Ematerce e as comunidades rurais vem fortalecer a relação produtor e assistência técnica e visa também, a promoção sócio- econômica das famílias rurais.

 

FAZENDINHA

 

A Ematerce montou no parque de exposições Pedro Felício Cavalcante, um espaço que representa uma mini- fazenda bem típica da região do Cariri. Já conhecida como “fazendinha da Ematerce”, nela são demonstradas técnicas recentes, ensinando aos pequenos produtores como sobreviver com mais facilidade em pequenas unidades produtivas, no semi- árido nordestino. Na ”fazendinha” estão expostas flores, apicultura, suínos, caprinos, ovinos, quintal produtivo, plantios de abacaxi, banana, palma forrageira, capim, mandioca, milho hidroponizado, arroz e milho.

 

alt

 

Na casa sede da “fazendinha” são apresentados artigos religiosos e utensílios domésticos antigos e típicos das casas de fazenda da região. Uma mercearia apresentando produtos da agricultura familiar e de consumo diários dos agricultores como fumo, fava, farinha, cachaça, arroz, milho, rapadura e outros.

 

A “fazendinha da Ematerce” tem cunho educativo e é um dos locais mais visitados pelo público que vai à Expocrato, informa o gerente local da Ematerce, Francisco Porto.

 

LIBERAÇÃO DE CRÉDITO

 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ematerce, e o Banco do Nordeste do Brasil – BNB, fará nessa sexta-feira, dia 17 de julho de 2015, a liberação de recursos no valor de R$ 344.000,00; envolvendo 86 projetos e igual número de beneficiários do Pronaf B. Assim procedendo, a Ematerce estará beneficiando o seu público meta, ou seja, o agricultor de baixa renda. Conforme informação do Assessor de Crédito Rural, do escritório regional do Crato, José Ladislau de Sousa, os produtores são provenientes dos municípios de Crato, Farias Brito, Santana do Cariri, Nova Olinda, Altaneira e Assaré.

 

Assessoria de Comunicação da Ematerce

Texto e fotos – Jornalista Edilmo Gurgel

Ascom- Ematerce (85) 32177872