Ematerce participa de seminário de cajucultura

22 de julho de 2015 - 03:00

 

Solenidade de abertura do Seminário Regional Sobre Cajucultura,em Bela Cruz

 

 

A prefeitura municipal de Bela Cruz, a Embrapa , a Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA e a Ematerce ,promoveram o Seminário Regional sobre Cajucultura , no dia 23 de julho, a partir de 8 horas, no centro de convenções Manoel Severiano Ramos, em Bela Cruz.

 

A solenidade de abertura contou com as presenças do Prefeito de Bela Cruz, Carlos Antônio Vasconcelos, do Vice-Prefeito ,Juliano Oliveira, do Deputado Duca da Silveira ,do Presidente da Ematerce, Antonio Amorim, do Secretário Municipal da Agricultura, Netinho Morais e técnicos da Embrapa.

 

O evento foi coordenado por técnicos da Embrapa e contou com o apoio da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Ceará, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Banco do Nordeste, Ematerce , Sebrae e Instituto Agropolos.

 

O Seminário teve as participações de técnicos, autoridades e cajucultores que discutiram sobre vários assuntos, tais como: clone, produção de mudas de cajueiro, manejo da cultura, aspectos fitossanitários, substituição de copas , processamentos industrial da castanha e do pedúnculo e ,finalizando a programação, o Coordenador da cultura do Caju da Ematerce , Engenheiro Agrônomo, Egberto Targino fez uma explanação sobre o Programa de Expansão e Recuperação da Cajucultura do Ceará.

 

alt

O presidente da Ematerce, Antonio Amorim falando aos participantes do Seminário Regional Sobre Cajucultura ,em Bela Cruz

 

 

Pela Ematerce, estiveram presentes técnicos da Empresa, especialistas na cultura do caju, lotados na região leste , Antônio César , gerente da Ematerce no Baixo Acaraú , da coordenadora regional, Silveria Linhares , do coordenador Estadual de Caju, na Ematerce, Egberto Targino e do presidente da Ematerce , Antônio Amorim . Na oportunidade , o presidente da Ematerce falou sobre a importância da cultura do caju para a economia do Ceará e, em especial, para o pequeno produtor rural de base familiar. Também colocou a disposição da região, todo potencial da Empresa no sentido de levar aos interessados, novas tecnologias desenvolvidas pela Embrapa. Finalizou , informando que a Ematerce brevemente destinará novos técnicos para a região Leste , para trabalhar com a cajucultura e outras culturas.

 

PERFIL DA CAJUCULTURA DO CEARÁ

 

Conforme informou o técnico da Ematerce Egberto Targino, hoje o Ceará  colhe caju em uma área de 410.066 hectares, sendo 77.360 em cajueiro anão precoce e 332.706 em cajueiro gigante. Caso ocorra normalidade climática , a produtividade do cajueiro comum é de 240 quilos por hectare e a do anão precoce é de 580 quilos /hectare.

 

A quantidade de produtores envolvidos na atividade é de 57.000, sendo que 75% é composto por pequenos agricultores de base familiar. A cujucultura proporciona 25 mil empregos diretos e 75 mil indiretos no campo, enquanto que a indústria emprega 16 mil pessoas.

 

Assessoria de Comunicação da Ematerce

Texto e fotos – Jornalista Edilmo Gurgel

Ascom- Ematerce (85) 32177872