MAURITI: DIA DE CAMPO SOBRE SUPORTE FORRAGEIRO É SUCESSO

17 de agosto de 2015 - 03:00

 

A Ematerce, numa promoção conjunta, com a prefeitura municipal de Mauriti, por intermédio da secretaria municipal de Agricultura, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), realizou, no dia 14 de agosto de 2015, na fazenda do proprietário João Cartaxo, sítio Gravatá, no município de Mauriti, um Dia de Campo sobre Suporte Forrageiro, culminando com a importância de se plantar, no semiárido cearense, as culturas da Mandioca e da Palma Forrageira, aproveitando-as para produção de raspa de mandioca, feno e silagem. Mais de 300 pessoas prestigiaram o evento e elogiaram a iniciativa.

 

Presidente da Ematerce, Antonio Amorim, destaca a importância do Dia de Campo para 

agricultores de Mauriti, com informações sobre práticas agropecuárias e a produção de,

 com o aproveitamento da mandioca e da palma forrageira como suprimento na alimentação

dos animais em períodos de prolongadas estiagens.

 

O evento contou com as presenças do representante do governador do Estado, o secretário adjunto do gabinete, Fernando Santana, do prefeito de Mauriti, Evanildo Simão, do representante da SDA, Itamar Marques, do presidente e do diretor administrativo e financeiro da Ematerce, respectivamente Antonio Amorim e Maximiliano Medeiros, gerentes regionais, locais, extensionistas e prefeitos dos municípios de Aurora, Adailton José, de Penaforte, Luís Celestino, vereadores, representantes das cidades do Crato, Brejo Santo, Barro, Jati, Juazeiro do Norte, Milagres, Penaforte, Granjeiro, Assaré, Aurora e Salitre e agricultores familiares.

 

Com a palavra, o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, reportou-se à importância do Dia de Campo, em Mauriti, para o desenvolvimento sustentável da agropecuária municipal, sobretudo pela transmissão de informações técnicas aos agricultores, que cultivam Mandioca e Palma Forrageira, aproveitadas, na alimentação dos animais, como o feno e a raspa da mandioca nos períodos de seca. Destacou o apoio da prefeitura, da SDA, dos representantes de sindicatos e associações rurais, na realização do evento, e as presenças do representante do Governo do Estado, na pessoa do secretário adjunto, Fernando Santana, dentre outras autoridades, e dos agricultores assistidos pela Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

 

 

O prefeito de Mauriti, Evanildo Simão (foto abaixo), em sua fala, disse da significativa e atuante presença, no município, da Ematerce, repassando conhecimentos técnicos aos agricultores, com vistas ao aumento da produção e produtividade das lavouras e da pecuária, afora a renda líquida, contribuindo, assim, para a melhoria das condições de vida do homem do campo. Elogiou a promoção do Dia de Campo para os agricultores. Em seguida, agradeceu a presença de todos os que prestigiaram o Dia de Campo e aos dirigentes dos órgãos apoiadores do evento.

 

alt

 

No final do evento, o representante do governador Camilo Santana, secretário adjunto Fernando Santana, expressou a satisfação de ter sido convidado pelo presidente da Ematerce, Antonio Amorim, para participar de um Dia de Campo, com foco no cultivo de Mandioca e Palma Forrageira, incluindo a produção de feno e raspa da mandioca, para complementar a alimentação dos animais na época de secas. Disse mais dos esforços e do apoio do governador Camilo Santana às atividades agropecuárias, no interior do Estado, para ajudar os agropecuaristas a enfrentar momentos difíceis, no tocante à escassez de água e perdas das lavouras de sequeiro e parte do rebanho bovino.

 

alt

Da (E) para (D), o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, o diretor administrativo e

financeiro Maximiliano, o gerente regional Cariri-Leste, Eudinho Ferreira, o secretário

adjunto do gab-gov, Fernando Santana, representando o governador Camilo Santana, e o

gerente do escritório local de Juazeiro do Norte, Sérgio Linhares.

 

Opinando a respeito do Dia de Campo, cujo tema central foi Suporte Forrageiro, agricultores entrevistados afirmaram tratar-se de práticas agrícolas importantes e necessárias, quando se enfrenta quatro anos consecutivos de seca, o que provocou enormes prejuízos a seus bolsos, mediante as perdas das culturas de sequeiro, morte de parte do gado e a escassez de água, com muitos açudes secos, rios, córregos, riachos e outras fontes de água potável, causando a morte de animais.

 

alt

Nos períodos de estiagem, a Ematerce orienta o plantio de palma forrageira, para

ser usada na alimentação dos animais.

 

 

Texto : Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce

Jornalista Antonio José de Oliveira

antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce

 

Fotos de Rharyma Rocha

Assessora de Marketing da Ematerce