Asbraer promove videoconferência com comunicadores das Emater do Nordeste

8 de setembro de 2015 - 03:00

A Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), presidida pelo presidente da Emater-DF, Argileu Martins, realizou, na manhã desta segunda-feira, 8 de setembro de 2015, uma videoconferência com todos os comunicadores sociais das Emater da região Nordeste. A apresentação ficou a cargo do assessor de comunicação dessa entidade, Ramom Paiva, cujo tema central foi a Assistência Técnica e Extensão Rural que o Brasil precisa conhecer.

 

Jornalista Antonio José de Oliveira, assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce

 

A iniciativa da Asbraer é formar uma Rede Nacional de Comunicadores Sociais do Serviço Brasileiro de Extensão Rural, visando mais divulgação das ações extensionistas, em todo o Brasil, para que a sociedade conheça melhor o que vem realizando esse serviço público, apoiado pelos Governos Federal e Estadual, por intermédio dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA, SAF e Dater) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e Desenvolvimento Social (MDS), para citar os principais.


No decorrer da videoconferência, Ramom falou da importância da criação da Rede de Comunicadores, pois, além de ajudar a divulgar, de forma efetiva e eficaz, as atividades da Extensão Rural, pelo país, mostrará o que vem desenvolvendo de produtivo, construtivo e salutar à sociedade, fruto de um trabalho sério, profissional, dentro dos princípios éticos, e respeitando a cultura do homem do campo e a preservação dos recursos naturais, quando da produção de alimentos sadios, sem o uso abusivo de agrotóxicos.


Em seguida, foi facultada a palavra aos comunicadores, que externaram suas opiniões, sobre o trabalho de comunicação social, em suas empresas, sua finalidade e sua importância, tanto interna como externa, afora o fato de contribuir para aperfeiçoar a integração com esses profissionais de outras empresas congêneres, mediante a troca de ideias e de experiências nos campos da comunicação social e da assistêcia técnica e extensão rural. Os profissionais de comunicação, a pedido do apresentador, citaram algumas políticas públicas, voltadas para a melhoria das condições de vida das famílias rurais e, em especial, as dos agricultores familiares, sobretudo os que vivem da agropecuária na região semiárida nordestina.

 

No final, Ramon agradeceu a participação de todos e prometeu realizar outras videoconferências acerca dos assuntos abordados. Pela Emater-Ceará (Ematerce), no ínício, estiveram presentes o coordenador de eventos da empresa, jornalista Edilmo Gurgel, e a recém-contratada profissional de Marketing, Rharyma Rocha, e, até o final, participou o assessor de comunicação e ouvidor da Ematerce, jornalista Antonio José de Oliveira. Este parabenizou a Asbraer pela iniciativa e sugeriu que as videoconferências fossem mais curtas (a de hoje durou mais de quatro horas) e que os equipamentos de retransmissão, nas próximas, sejam melhores a fim de não haver ruídos de comunicação, quando de suas apresentações.

 

 

Texto : Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce

Jornalista Antonio José de Oliveira

antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce