Prossegue ciclo de palestras no Centro Gerencial da Ematerce

11 de setembro de 2015 - 03:00

A Ematerce, por intermédio das gerências de Programas e Projetos (Gepro) e de Apoio Técnico (Geate), dá continuidade, nesta sexta-feira, 11 de setembro de 2015, no auditório do Centro Gerencial, em Fortaleza, ao ciclo de palestras técnicas, com a finalidade de nivelar os assessores estaduais, sobre ações extensionistas, executadas no campo, em diversos segmentos da agropecuária e da prestação de assistência técnica e extensão rural aos agricultores, sobretudo os de base familiar, assistidos pela empresa.

 

Em pé, Dr. Nizomar Falcão, nivelando os colegas assessores estaduais sobre seus

conhecimentos em Extensão Rural, voltada para a melhoria das condições de vida

da família rural e do desenvolvimento rural sustentável.

 

A palestra desta sexta-feira foi da responsabilidade do assessor estadual, lotado na Geate, autor do livro RECIPROCAÇÃO – DESENVOLVIMENTO E EXCLUSÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, prefaciado por seus orientadores Drs. Roberto Malighetti e Manuela Tassan, da Universidade de Milão – Bibococca – Itália. Em sua fala, disse da proposta de um modelo de Extensão Rural “Progresso Comunitário Endógeno”, significando que o agricultor deve evitar transferir para a indústria o que produz uma sangria em sua baixa renda. Fez considerações ainda sobre a resistência, por parte dos agricultores, à assimilação de tecnologias, levadas pela Extensão Rural, por conta de fatores culturais.

 

alt

 

Para o gerente da Gepro, Eng.º Agrº Antonio Tarciso Coelho Pinto, o ciclo de palestra, semanalmente, durante um expediente, visa, mediante a apresentação e debate de assuntos técnicos, entre os assessores estaduais, melhorar a assistência técnica e extensão rural prestada aos agricultores.

 

 

Texto e Fotos : Jornalista Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce

antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce