Sobral: audiência pública sobre Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário tem participação da Ematerce
21 de setembro de 2015 - 03:00
Para ter-se ideia do êxito da realização, pela Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Ceará, presidida pelo deputado estadual Moisés Brás, ocorrida no dia 19 último no Centro de Educação a Distância, na cidade de Sobral, região Norte do Estado, basta ler o conteúdo desta notícia e algumas fotos postadas.
Em pé, o deputado estadual Moisés Brás, presidente da Comissão Agropecuária da Assembleia
Legislativa do Ceará, abrindo os trabalhos da audiência pública sobre Desenvolvimento Rural
Sustentável e Solidário. À esquerda da foto, o presidente da Ematerce, Antonio Amorim,
o superintendente do Incra, Roberto Gomes, e a secretária municipal de Agricultura de
Sobral, Luiza Lúcia.
Compuseram ainda a mesa as seguintes autoridades: Antonio Rodrigues de Amorim (presidente da Ematerce e representando o secretário Dedé Teixeira, titular da SDA), Roberto Gomes, (Incra); Augusto Júnior (Adagri), Jorge Luís (Embrapa), Bruno Albuquerque. (Banco do Brasil), Luiz Carlos (Fetraece), Afonso Cavalcante (Conab), Alan Maia (BNB), Gleidson Rodrigues (MST), Antonio Adálio (Ceasa), Vicente Lopes (SRH), Francisco Vital (representante Dep.Federal Odorico Monteiro) Luiza Lúcia (Secretária Municipal da Agricultura de Sobral), Juarez Domingos (Caixa Econômica Federal), Adail Melo (Prefeito de Groaíras), Francisco de Assis Diniz (Presidente do PT) e Bruno Eloy ( Instituto Agropolos).

Em pé, o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, representando o secretário do Desenvolvimento
Agrário do Ceará, destaca a importância do evento e parabeniza o presidente da
Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa, Moisés Brás, pela iniciativa. À sua
direita, o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, e o secretário de Segurança Pública e Defesa
Social do Ceará, Delci Teixeira.
A solenidade de abertura foi feita pelo idealizador do evento, deputado Moisés, na presença de diversas autoridades, estaduais, municipais, federais, representantes de órgãos públicos e privados, ligados ao segmento agropecuário cearense, presidentes de entidades classistas, associações e sindicatos rurais, agricultores, extensionistas, professores universitários, estudantes e interessados no tema central “Audiência Pública: Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”.
Pela Ematerce, presentes o presidente Antonio Rodrigues de Amorim, o assessor de comunicação e ouvidor, jornalista Antonio José de Oliveira, o gerente local da empresa, Inucência, o ex-gerente regional, Jáder Albuquerque, dentre outros. No início da audiência, presentes também o vice-prefeito de Sobral, a secretária municipal da Agricultura, prefeitos dos municípios, vereadores e lideranças políticas da região Norte.

A plateia participou, ativamente, dos debates no decorrer do evento.
Abrindo os trabalhos, o deputado Moisés Brás, saudou todos os presentes e justificou a ausência do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Zezinho Albuquerque. Destacou a importância da promoção, a primeira realizada, no Ceará, de outras dez, que foram programadas para cidades interioranas. Agradeceu o apoio recebido da prefeitura de Sobral, por intermédio da Secretaria Municipal da Agricultura, e outras instituições locais.
Em seguida, reportou-se aos principais eixos da audiência pública, como o sistema de produção agropecuário, a regularização fundiária, o crédito fundiário, o cadastro ambiental rural, ao sério problema da água, uma situação crítica, no Ceará, devido aos quatro anos consecutivos de seca, das políticas públicas e dos programas, voltados para atenuar o sofrimento do homem do campo. Falou ainda da importância do Programa Água doce para Todos, de Energia renovável (eólica e solar), do Programa de Agroindústria em Assentamentos, da Reforma Agrária, do Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a necessidade de uma assistência técnic e extensão rural continua, baseada na Política Nacional de Ater, do Pnater, sendo o Estado responsável pela sua execução.
Mereceram destaque, ainda, por parte do deputado Moisés, os Programa Nacional de Aquisição de Alimentos dos agricultores familiares, o Garantia Safra, Pronatec, Proinf, Arcadas das Letras, Pronera, além das vultosas verbas, para o Ceará, enviadas pelo Governo Federal, através dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Desenvolvimento Social e de Combate à Pobreza e de outras ações em prol do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidiário. Encerrando sua fala, agradeceu a presença honrosa das autoridades, do prefeito Veveu Arruda, da secretária municipal da Agricultura, Lúcia, e de todos os que deixaram suas ocupações e vieram prestigiar o evento de suma expressividade para a região Norte do Ceará.
Com a palavra, o presidente da Ematerce, representando o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Dedé Teixeira, justificou sua ausência e saudou os componentes da mesa de honra, na pessoa do deputado Moisés Brás, e todos os que foram participar da audiência. Amorim, inicialmente, citou que, há 12 anos, o orçamento anual, para a agropecuária, era de 30 milhões de reais e, após esse tempo, passou para mais de 1 bilhão de reais. Acrescentou que 80% da área produtiva, na agropecuária, podendo até ser mais, originam-se da Agricultura Familiar. E isso é uma prova de que deve ser fortalecida cada vez mais pelos governantes.
Explicou também que, apesar de quatro secas consecutivas, o Ceará, com investimentos nos rebanhos, aumentou a produção e a produtividade de leite, e destacou a execução de três importantes iniciativas, como: Agroindústria Familiar, a Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural, o Fortalecimento da Agricultura Familiar, afora a construção de cisternas, de poços, de ações de convivência com o semiárido e a necessidade de se aplicar tecnologias simples, para que os agricultores familiares, ao executarem as atividades, no campo, não tenham de fazer muita força física e, sim, realizá-las em menor espaço de tempo e de maneira menos cansativa, além de mais produtivas. Por último, frisou o apoio do governador Camilo Santana, preocupado em solucionar os problemas, causados pelas secas, que têm prejudicado os que vivem da agropecuária no semiárido.
Dizendo sentir-se honrado com o convite, parabenizou o presidente da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa, pela excelente iniciativa de descentralizar as suas ações, em benefício do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, mediante construtivos debates, dialogando-se com autoridades, agricultores e a população, de modo geral, buscando-se alternativas, para alcançar-se o tão necessário e desejado desenvolvimento rural sustentável e solidário.
Vale ressaltar que todos os oradores elogiaram a iniciativa da Comissão da Agropecuária da Assembleia Legislativa do Ceará, na pessoa, do deputado Moisés Brás. Houve, também, unanimidade dos que se manifestaram, na ocasião, de que a assistência técnica e extensão rural é uma necessidade e que deve ser prestada aos agricultores, gratuita, sistematicamente, por intermédio de técnicos qualificados, de várias profissões, numa troca de saberes (conhecimentos técnicos agropecuários), com os agricultores, pois, com suas experiências, no dia a dia do campo, podem contribuir e muito para o êxito na exploração racional da agropecuária cearense.
No encerramento, falaram o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Delci Teixeira, afirmando que o governador Camilo Santana autorizou a ampliação dos serviços policiais e de defesa social dos cidadãos em Sobral. Deu os parabéns ao deputado Moisés pela audiência pública e colocou-se à disposição de todos. O prefeito de Sobral, Veveu Arruda, que chegou, no final do evento, acompanhado do secretário da Segurança Pública do Estado, somente teve palavras de elogios e disse sentir-se prestigiado pelo fato de o presidente da Comissão da Agropecuária da Assembleia Legislativa ter iniciado a primeira audiência pública, sobre Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, na cidade de Sobral, e lamentou não ter comparecido, no início dos trabalhos, por ter assumido compromissos anteriormente.
OBS. AS FOTOS DO EVENTO SERÃO POSTADAS MAIS TARDE DEVIDO A PROBLEMA TÉCNICO.
Texto e Fotos : Jornalista Antonio José de Oliveira
Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce