Secretário Adjunto da Fazenda faz palestra na Ematerce

9 de outubro de 2015 - 03:00

A diretoria executiva da Ematerce, na pessoa do presidente Antonio Rodrigues de Amorim, convidou o secretário adjunto da Fazenda do Estado do Ceará, João Marcos Maia, para proferir palestra, à tarde do dia 8 de outubro de 2015, no auditório da empresa, destinada aos servidores do Centro Gerencial, em Fortaleza, e aos gerentes regionais.

 

Secretário Adjunto da Fazenda do Ceará, João Maia, faz uma análise econômica e

financeira do Estado do Ceará. Na mesa de honra, os diretores técnico, administrativo

e o assistente da presidência da Ematerce, respectivamente, Walmir Magalhães,

Maximiliano Medeiros e Bartolomeu Cavalcante.

 

Inicialmente, o mestre de cerimônias, assessor de comunicação e ouvidor, Antonio José de Oliveira, apresentou o palestrante, chamou para compor a mesa, o diretor técnico Walmir Magalhães, do diretor administrativo, Maximiliano Medeiros, e o assistente da presidência, Bartolomeu Cavalcante. Em seguida, passou a palavra para o diretor administrativo e financeiro da Ematerce, que saudou o secretário João Maia e explicou aos presentes a razão da sua visita ao centro gerencial da empresa.

 

alt

O presidente da Ematerce, de camisa azul, ao lado do diretor administrativo e financeiro,

Maximiliano Medeiros, agradece ao secretário João Maia a esclarecedora palestra sobre

a economia e fananças do Estado e destaca-o com profissional competente e que, há

mais de 35 anos, dá o melhor de si em prol do desenvolvimento sustentável do Ceará.

 

O secretário João Maia, após cumprimentar diretores e servidores, disse da satisfação em ser convidado, para fazer uma palestra a técnicos e administrativos da Ematerce, uma empresa que, ao longo dos seus mais de 60 anos, vem prestando assistência técnica e gerencial aos agricultores cearenses com abrangência em todos os municípios do Estado.

 

Em sua apresentação, por transparências, o secretário adjunto da Fazenda, João Maia, explanou a situação crítica pela qual passa a economia brasileira e a de alguns países europeus, como a Grécia, que deve 44% do seu PIB (Produto Interno Bruto), a França quase todo o PIB e afirmou que a Europa está quebrada além da crise política, não dando opinião, visto não ser“expert” nessa última área, segundo enfatizou.

 

alt

Gerentes estaduais, Assessores estaduais, gerentes regionais e servidores administrativos

do Centro Gerencial da Ematerce ouviram, atentamente, a palestra do secretário adjunto

João Maia e elogiaram a maneira descontraída de ministrá-la e fugindo do economês.

 

Prosseguindo, declarou que o Estado do Ceará, apesar do furacão da crise econômica, aliada à da Política, é uma referência nacional, em termos de pagamento das dívidas, estando, pois, as finanças equilibradas. Afirmando não existir problema sem solução, mencionou que os países organizados enfrentam crises de forma racional do que os desorganizados. Destacou, outrossim, que é necessário levar o planejamento a sério, o que não acontece com o Brasil, pois, há séculos, passa por crises econômicas, que podem ser chamadas de crises da ineficiência administrativa.

Sobre a situação econômica e financeira do Estado do Ceará, elogiou as iniciativas tomadas pelo ex-governador Cid Gomes e pelo atual governo de Camilo Santana, cuja análise de arrecadação e despesas é motivo de exemplo, inclusive gestores de outros Estados vêm visitar o Ceará, para inteirar-se do que vem sendo feito, para enfrentar a crise. Citou que o Governo do Estado está em dia com o pagamento de seus servidores, o que não ocorre com alguns Estados, como é o caso do Rio Grande do Sul, que parcelou os salários de seus servidores.

 

Por último, explicou que o Governo do Ceará tomou algumas decisões, no sentido de reduzir gastos públicos, a exemplo a contenção de despesas, nas secretarias estaduais, nas autarquias e empresas públicas, ou seja, gastar menos energia elétrica, menos telefonemas, recolhimento de veículos e evitar outros gastos na prestação de serviços à população, porém sempre prestando serviços de qualidade e fazendo mais com menos. Indagado a respeito de um possível atraso, nos salários dos servidores públicos do Estado, tranquilizou os da Ematerce, ao dizer que, até o final de 2015, estavam garantidos. No final de sua palestra, agradeceu ao presidente da empresa, Antonio Amorim, pela oportunidade ímpar de falar a extensionistas sobre a situação econômica e financeira do Ceará. Concluiu, dizendo que acredita na retomada do equilíbrio econômico e financeiro do Brasil, mesmo em face de um verdadeiro furacão.

 

O presidente da Ematerce, ao fazer uso da palavra, falou dos esforços que vêm sendo feitos pela empresa, visando colaborar com o Governo do Estado, para a redução de despesas de custeio e de investimento na Ematerce, sem prejudicar o desenvolvimento das ações extensionistas, no campo e na capital, em beneficio dos agricultores, sobretudo os agricultores familiares, razão de ser da criação e funcionamento do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará. Agradeceu ao secretário adjunto da Fazenda, João Maia, profissional competente e atuante, há mais de 35 anos trabalhando no serviço público estadual e dando o melhor que sabe para o excelente funcionamento da pasta da fazenda, cujo titular é o economista Mauro Benevides Filho, que, por sua competência e dedicação ao trabalho, há vários anos, dirige a pasta da fazenda estadual em vários governos.

 

Texto e Fotos : Jornalista Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce

antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce