Ematerce marca presença na 3ª Audiência Pública sobre Desenvolvimento Rural Sustentável em Crateús
13 de outubro de 2015 - 03:00
O presidente da Ematerce, Antonio Amorim, e o assistente da presidência, Bartolomeu Cavalcante, que representou o deputado federal José Guimarães, participaram, sexta-feira, dia 9 de outubro, de 2015, na cidade de Crateús, da 3ª audiência pública, no auditório da 13ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), para debater o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA).
Presidente da Ematerce, Antonio Amorim, fala das ações extensionistas, no meio rural,
graças aos apoios do secretário Dedé Teixeira e do governador Camilo Santana, além dos
órgãos parceiros. À direita da foto, o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará,
Dedé Teixeira.
Estiveram presentes representantes de 18 municípios da região dos Inhamuns: Ipu, Pires Ferreira, Santa Quitéria, Ipueiras, Nova Russas, Catunda, Poranga, Ararendá, Ipaporanga, Tamboril, Monsenhor Tabosa, Crateús, Independência, Novo Oriente, Quiterianópolis, Tauá, Parambu e Arneiroz. Ressalte-se que foi a terceira audiência realizada, nas macrorregiões de planejamento do Estado, para discutir o tema, sendo, anteriormente, o evento promovido, em Sobral e Crato, pela Comissão da Agropecuária da Assembleia Legislativa do Ceará, cujo presidente é o deputado Moisés Brás.
Fala do presidente da Ematerce

O auditório foi pequeno, para abrigar todos que foram prestigiar o evento em Crateús.
A participação da plateia foi bastante atuante e o término do evento ocorreu às 14 horas,
tendo sido iniciado por volta das 10 horas.
O dirigente da Ematerce, na oportunidade, após saudar as autoridades presentes, fez uma apresentação, por meio de “slides”, sobre a atuação da empresa, nos 184 municípios do Estado, prestando assistência agropecuária e gerencial aos agricultores, sobretudo os de base familiar. Disse dos apoios do secretário Dedé Teixeira, da SDA, e do governador Camilo Santana, sem os quais não seria possível dar continuidade às ações extensionistas, no meio rural, contribuindo para o aumento da produção, da produtividade e da renda dos produtores rurais, mesmo enfrentando quatro anos consecutivos de seca. Citou, ainda, a importância dos órgãos parceiros, das iniciativas pública e privada, o que ajuda a levar tecnologias simples ao homem do campo, buscando melhorar suas condições de vida e de seus familiares.
No final, agradeceu o honroso convite pelo titular da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Moisés Brás, pelo excelente momento de divulgar o que o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará vem realizando, no campo, para contribuir com a redução da pobreza, no meio rural, além da preservação do Meio Ambiente, com o trabalho exemplar dos extensionistas na troca de experiências com os que exploram, racionalmente, o setor agropecuário.
Vale salientar que todos os oradores, ao fazerem uso da palavra, elogiaram a atuação da Ematerce e solicitaram uma assistência técnica aos agricultores contínua, sistemática e não apenas a visitas técnicas. Muitos afirmaram ser necessário fortalecer a Ematerce, inclusive com a contratação de mais técnicos e administrativos a fim de que seja possível aumentar a abrangência desse importante serviço estadual público aos agricultores.
Texto: Jornalista Antonio José de Oliveira
Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fotos de Rharyma Rocha – formada em Marketing pela Unifor e da equipe da Ascom/Ematerce
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce