Ematerce: Ouvidores participam de reunião convocada pela CGE

22 de outubro de 2015 - 03:00

O Ouvidor e Assessor de Comunicação da Ematerce, jornalista Antonio José de Oliveira, e o coordenador setorial da Lei de Acesso à Informação, Engº Agrº Marcos Paulino, participaram, ontem de manhã, 21 de outubro de 2015, no auditório da Secretaria Estadual do Planejamento e Gestão (Seplag), sediada no Cambeba, a 5ª edição da Reunião de Trabalho com a Rede de Controle Social do Estado do Ceará. A abertura do evento, contou com a presença do secretário da CGE, Flávio Jucá.

 

À esquerda da foto, Verá Lúcia (Verinha), ouvidora da PGE, e Antonio José de Oliveira,

ouvidor e assessor de comunicação da Ematerce.

 

Ressalte-se que o objetivo da reunião foi  contribuir para a integração e a padronização dos procedimentos de atuação, entre as ouvidorias setoriais e representantes dos Serviços de Informação ao Cidadão (SIC) dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. No decorrer da reunião, foram apresentados os temas discutidos, no 18º Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman, maior evento de ouvidoria brasileira, que reuniu representantes de ouvidorias públicas e privadas de todo o país, em setembro, na cidade de Gramado. Foram ainda abordados os assuntos , no toclante às ações inovadoras, no âmbito das Ouvidorias Públicas; a ouvidoria na visão dos dirigentes e sua contribuição para a gestão; e a relação entre  SIC, Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e Ouvidoria.

 

Após as explicações de Jean Lopes, os presentes tomaram conhecimento de uma agenda de treinamentos e eventos. Para o dia 27 próximo,  os Ouvidores participarão de um encontro, a ser realizado pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – Ceará,  ABO-CE,  no auditório da Seplag. No mês de novembro vindouro, a Rede de Ouvidores foi convidada, para participar do IX Encontro Estadual de Controle Interno, cujo tema será “O Controle Interno e a Prevenção à Corrupção”. Foi dito, ainda, na reunião, que, a partir de dezembro próximo, havérá oficinas de construção de relatórios, destinadas para três turmas, que serão ministradas na Escola de Gestão Pública (EGP). Para janeiro de 2016, a CGE será a vez de um curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras, exclusivamente para os ouvidores, tendo por objetivo a universalização no atendimento em ouvidoria.

 

 

Por último, Ítalo Brígido, coordenador de Fomento e Controle Social, da CGE, falou a respeito das solicitações de informação pelo cidadão. Afirmou ser importante que os representante dos Serviços de Informação ao Cidadão (Sic) procurem, ao dar as respostas ao cidadão, a objetividade e que devem proceder, numa linguagem simples, porém correta, para que o cidadão se sinta satifeito com a resposta ao que perguntou. Lembrou, em seguida, que todos devem obedecer à classificação das informações pelo sistema. Isso – reforçou – para facilitar os dados estatísticos. Agradecento a presença de todos, fez um apelo para que os participantes prestigiassem a reunião da diretoria da ABO-CE, programada para manhã do dia 27 próximo no auditório da Seplag.

 

Texto: Jornalista Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce

antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce