Ematerce engajada na 2ª etapa da vacinação contra aftosa
11 de novembro de 2015 - 03:00
O Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura e da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), iniciou a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa-2015, nos 184 municípios do Estado do Ceará. A exemplo do ano passado, a Ematerce, devido à sua capilaridade, no interior do Estado, mais uma vez, engaja-se na divulgação e orientação aos agropecuaristas sobre a importância de vacinarem seus bovinos e bubalinos contra esse mal, que mata, caso os animais sejam contaminados pelo vírus da aftosa.
O presidente da Ematerce, que é também agropecuarista, sabe da importância de se vacinar
bovinos e bubalinos contra a febre aftosa, pois possibilita a comercialização dos animais,
de suas carnes, e outros produtos derivados do leite para mercados fora do Ceará.
Segundo o presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, a meta, nesta segunda etapa, é vacinar 100% dos rebanhos bovino e bubalino, para que o Estado passe ao “status” de livre de aftosa sem vacinação. Destaque-se que o Ceará alcançou o nível, reconhecido pela Organização Internacional das Epizootias como Estado livre de aftosa com vacinação.
O dirigente da Ematerce faz ainda um apelo, para que os extensionistas incentivem os criadores de bovinos e bubalinos a vacinar seus animais, para que se consiga atingir, ao final deste mês, o índice vacinal de 100%, em todos os municípios, o que contribuirá para galgar-se nova posição, no ranking de animais vacinados, ou seja, o de Estado livre de aftosa sem vacinação.
Ressalte-se que a Campanha de Vacinação contra Aftosa conta com a pareceria das prefeituras, através de suas secretarias de agricultura, além de outros órgãos públicos das áreas federal, estadual e municipal, sindicatos rurais e associações comunitárias, Fetraece e Faec.
Ao término do prazo de vacinação, no dia 02 de dezembro próximo, os criadores, de posse das notas fiscais de compra das vacinas, devem dirigir-se aos escritórios da Adagri e da Ematerce, para comprovação dos animais vacinados e das fazendas cadastradas, com vistas ao lançamento, no sistema informatizado, dos resultados alcançados em cada município.
Texto e Fotos : Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce