Ematerce: assessor estadual ministra palestra no Encontro Intercontinental sobre a Natureza – 2015

26 de novembro de 2015 - 03:00

O assessor estadual da Ematerce, lotado na Gerência de Programas e Projetos (Gepro), da Ematerce, em Fortaleza, Engº Agrº Francisco Bergson Parente Fernandes, proferiu, na tarde do dia 23 de novembro de 2015, no Centro de Eventos do Ceará, como parte da programação do Encontro Nacional de Jornalistas Ambientais, uma palestra com foco no Manejo de Solos para Regiões Semiáridas.

 

Engº Agrº Francisco Bergson Parente Fernandes, em sua

palestra, enfatizou a importância do manejo correto do solo para a preservação

do meio ambiente e algumas práticas conservacionistas, recomendadas pela

Ematerce aos agricultores assistidos.

 

Ainda sobre o evento, o assessor estadual da Ematerce ministrou, na tarde do dia 24 do mês em curso, idêntica palestra, que mereceu elogios dos participantes e da organização do evento, sem falar dos parabéns dos colegas ematercianos, presentes no supracitado encontro nacional. As palestras agradarem, não apenas pelo conteúdo do tema, bem como pela explanação numa linguagem de fácil compreensão.

 

No tocante ao manejo correto dos solos, Bergson destaca quatro desafios: 1º) O entendimento do clima; 2º) Conhecimeto do espaço físico do semiárido (clima, solo, relevo, recursos hídricos, vegetação, sistema de produção e o homem; 3º) Qual microbacia a atividade produtiva vai ser desenvolvida; 4º} Mostrar ao homem do campo estratégias do manejo do solo, como gestão do uso do solo, para que se possa fazer uma boa gestão dos recursos hídricos, com vistas à preservação do meio ambiente.

 

Detre as práticas do manejo do solo, orientadas pela Ematerce, o Engenheiro Agrônomo Bergson, especialista no assunto, citou: adubação orgânica, adubação verde; uso adequado de equipamentos agrícolas (escarificador, sucador, subsolador e outros); a captação ” In Situ”; cordões de pedra; cordões vegetativos; curvas de nível e rotação das culturas.

 

Na Cajucultura, por exemplo, disse que o assessor estadual da Ematerce, Engº Agrº Egberto Targino Bomfim, orienta os produtores rurais (cajucultores) a fazerem a substituição de copas, em cajueiros improdutivos, a aplicação da calagem e o plantio de cultivares mais adaptáveis ao semiárido. Vale salientar que o  manejo do solo pode contribuir para a retenção da água no solo, evitar a erosão e o não desmatamento às margens de córregos, riachos, rios, açudes e em outras fontes de água, sem falar de que o manejo do solo dota as plantas de suas reais condições de água e nutrientes, o que ajuda a preservar o meio ambiente.

 

 

Texto: Jornalista Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce

antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce