Itapiúna: instalada estação meteorológica na fazenda Poço da Tábua

7 de dezembro de 2015 - 03:00

A Ematerce, escritório de Itapiúna, gerenciado pelo Eng.º Agrº José Ailton da Silveira, por meio do Programa/Projeto Cemadem, em parceria com o Governo do Estado, realizou, a instalação de moderna estação meteorológica, em Itapiúna, que fornecerá, automaticamente, para Fortaleza-CE, informações, sobre temperatura, clima e pluviosidade, precisamente da fazenda Poço da Tábua, com área de 44 hectares, distante 3 km da sede municipal. Vale destacar que, no Estado do Ceará, funcionarão 157 estações meteorológicas iguais à da foto abaixo.

 

 

Manuel Silvério Ferreira, doador do terreno, satisfeito com a escolhas da sua propriedade

para instalação de moderna estação meteorológica.

 

Para conferir a novidade, naquela fzenda, compareceram os assessores de comunicação da Ematerce, Antonio José de Oliveira e Edilmo Gurgel, que se fizeram acompanhar do gerente local da empresa, Ailton Silveira. A fazenda é administrada por três famílias.

 

 

alt

À esquerda, o gerente local da Ematerce, Engº Agrº José Ailton da Silveira com o proprietário da fazenda

Poço da Tábua.

 

Informou o gerente local da Ematerce que, na propriedade, serão implantadas várias benfeitorias, como o subprojeto de Investimentos comunitários (SIC) de infraestrutura pecuária, cujos recursos financeiros originam-se do Projeto Crédito Fundiário. Os beneficiários são Cristóvam Silvério Ferreira, Manuel Silvério Ferreira, Manoel Alves Pinheiro, Maria Aparecida Pinheiro Ferreira e Francisca Patriciane Pinheiro.

 

 

Falando sobre os investimentos, que serão feitos, na propriedade, Ailton Silveira, destacou as obras de construção de um centro de manejo para bovinos, composto de estábulo, brete, casa de máquina, aprisco para 100 cabeças de ovinos, cercas de arame farpado, de cinco fios, com 1.250 metros de comprimento, Kits de irrigação, implantação de capineiras e criação de aves.

 

 

Disse mais Ailton que a finalidade do projeto, acima citado, é para dotar a propriedade de infraestrutura, com vistas à exploração de bovinos e ovinos, além de se buscar o aumento da renda das famílias, mediante modernas tecnologias de produção. Esclareceu, em seguida, que o valor total do projeto está orçado em R$ 23.695,60 e o valor financiado pelo Banco do Nordeste é no montante de R$ 21.295,60.

 

 

Ao ser indagado a respeito da qualidade dos serviços prestados pela Ematerce, o agricultor Manuel Silvério Ferreira assim se manifestou: “ Até, hoje, doutor, nós não temos nenhuma queixa da Ematerce. Sempre fomos bem atendidos e fazemos o que o extensionista nos orienta. De uma coisa, fique certo, doutor, com esse projeto desenvolvido, e, com boas chuvas, melhoraremos de vida, se Deus quiser, concluiu”.

 

 

 

Texto e Fotos : Jornalista Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce

antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce