Itapipoca: Ematerce na Audiência Comissão Agropecuária da Assembleia Legislativa do Ceará

11 de dezembro de 2015 - 03:00

O diretor técnico da Ematerce, Walmir Severo Magalhães (foto), representando o presidente da empresa, Antonio Rodrigues Amorim, participa, na manhã desta sexta-feira, 11 de dezembro de 2015, na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) de Itapipoca, da última Audiência Pública, promovida pela Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Ceará, presidida pelo deputado estadual Moisés Braz. Da Ematerce, presentes também gerentes regionais, locais e extensionistas da região.

 

 

Na oportunidade, fazendo parte da mesa dos trabalhos, o dirigente da Ematerce falará sobre a atuação da empresa, com abrangência em 183 municípios cearenses, dos 184 existentes e, no final, ficará à disposição dos participantes, para ouvir o que têm a dizer a respeito da prestação de assistência técnica e extensão rural aos agricultores, sobretudo os de base familiar Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário no Ceará. Vale ressaltar que 18 municípios marcam presença nessa audiência pública.  As audiências já ocorreram em Sobral, Crato, Crateús/Inhamuns e Iguatu, Quixeramobim, Limoeiro do Norte e Baturité.

 

O objetivo das mencionadas audiências é o fortalecimento da construção de um Modelo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, onde as políticas públicas considerem o acesso da população rural à terra, água, energia, crédito, assistência técnica, organização da produção e comercialização, com os pressupostos da defesa e preservação dos recursos naturais e a redução da pobreza e desigualdade no campo. Acrescente-se que as contribuições, sugeridas nas audiências, estão sendo sistematizadas e serão entregues ao governador Camilo Santana como sugestões na execução de políticas, programas e projetos.

 

Nas audiências públicas, participam representantdes de entidades do movimento sindical, órgãos e instituições dos governos estadual e federal, refeituras, Câmaras Municipais, bancos de fomento, cooperativas e fóruns ligados à agropecuária cearense, entre outros. Estarão presentes representantes dos municípios de Itarema, Amontada, Miraíma, Irauçuba, Tejuçuoca, General Sampaio, Apuiarés, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, Trairi, São Luís do Curu, Umirim, Itapajé, Uruburetama, Tururu e Itapipoca. Importante frisar que, dentre os assuntos discutidos, estão o Plano Safra da Agricultura Familiar; a Lei da Agricultura Familiar, a Política e o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater/Pronater) na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

 

 

Texto: Jornalista Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce

antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce