Cedro: sucesso na distribuição de sementes do Programa Hora de Plantar
2 de fevereiro de 2016 - 03:00
Programa do Governo do Estado é viabilizado por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário em parceria com a Ematerce e prefeitura.
O município de Cedro concluiu a entrega das sementes do Programa Hora de Plantar, na sexta-feira (29/01). Ao todo, 1.200 agricultores pronafianos cadastrados receberam sementes selecionadas de milho, feijão, sorgo forrageiro e manivas de mandioca, guardadas no depósito da Ematerce, escritório de Cedro. A parceria do escritório da Ematerce local e a Secretaria Municipal de Agricultura, viabilizou a entrega rápida do material. As 25 toneladas de sementes chegaram a Cedro, na terça-feira (26/01) e foram distribuídas em menos de uma semana.
O prefeito de Cedro explicou que o homem do campo está recebendo suporte necessário, para aproveitar as chuvas que estão molhando as terras cedrenses. “A conclusão da entrega desses produtos, neste período, possibilita um bom cultivo, atividade fundamental para os agricultores.”, comentou.

De acordo com o Gerente do Escritório da Ematerce local, José André, foram entregues 3.800kg de feijão, 2.000kg de soro forrageiro e 50m³ de manivas de mandiocas. Ele destaca a preocupação do gestor em viabilizar essas conquistas para o homem do campo. “Estamos numa parceria em que o homem do campo é beneficiado diretamente com a entrega das sementes em tempo hábil”, destaca.
O Secretário de agricultura, cita que os avanços na zona rural, especialmente para o homem do campo são fundamentais para manter agricultura no município. “Estamos diariamente levando até o homem do campo o apoio necessário com cursos, palestras, sistemas de abastecimento de água, bebedouros e poços profundos”, ele ressalta a parceria com a Ematerce. “Estamos unidos para que juntos possamos levar todas estas melhorias ao homem do campo”, pontua.
Chuvas em Cedro
De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologista e Recursos Hídricos do Estado do Ceará, até o dia 29 de janeiro, o acúmulo de chuvas, no município, foi de 169.4 mm. No distrito de Várzea da Conceição, o posto de coleta registrou 210 mm. De acordo com o gerente do escritório da Ematerce local, José André, o acúmulo de chuvas, em outras comunidades rurais do município, foi bastante animador para o homem do campo. “Durante nossas visitas técnicas, verificamos que o distrito de Santo Antônio, por exemplo, teve alguns pluviômetros, registrando até 400 mm, durante todo o mês, porém não representa especificamente inverno”, explicou.
Texto: Jornalista Antonio José de Oliveira
Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce