Fortaleza sedia a 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural

24 de fevereiro de 2016 - 03:00

Iniciou-se, na manhã de quarta-feira, 24 de fevereiro, no Centro Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza, a 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Ceará (2ª Ceater), prolongando-se até amanhã, quinta-feira, 25 de fevereiro. A Ematerce está representada, no evento, pelo presidente Antonio Rodrigues de Amorim, e pelo diretor técnico Walmir Severo Magalhães, além de alguns assessores estaduais, regionais e locais. A solenidade de abertura, dentre inúmeras autoridades, representantes do Poder Público e Sociedade Civil, além do secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Dedé Teixeira, que, em sua fala, deu as boas-vindas aos participantes, enfatizou a importância da conferência e desejou êxito nas ações apresentadas e debatidas nos dois dias conferência. A 2ª Ceater é uma parceria da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

 

 

Com o lema “Ater, Agroecologia e Alimentos Saudáveis, citada conferência busca mostrar a importância da assistência técnica e extensão rural como fomentadora da transição agroecológica e, consequentemente, da melhoria e qualidade dos alimentos consumidos no Brasil. Para Dedé Teixeira, secretário da SDA, é um compromisso, para garantir a implementação de políticas públicas, como a política nacional de assistência técnica e extensão rural (Pnater), afora oportunizar o diálogo e a reflexão sobre o quanto ainda é necessário fortalecer mecanismo, que permitam um serviço de ATER integrado com os governos federal, estadual e municipal, contribuindo para potencializar as diferentes políticas públicas setoriais no meio rural.

 

Objetivo geral

 alt

A Ceater tem como objetivo geral definir estratégias e ações prioritárias, para promover a universalização de ATER pública de qualidade aos agricultores e agricultoras familiares do Brasil, por meio do diálogo e interação,entre sociedade civil, governos e representações de agricultores (as) da Agricultura Familiar, tendo como base a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) e como referência o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).

 

Ressalte-se que essas conferências, há vários anos, vêm fortalecendo-se, desde as primeiras conferências realizadas, no final de 2011 e início de 2012, quando foram assumidos compromissos, garantindo realizações destas de quatro em quatro anos. Cite-se, ainda, que constituem espaço amplo e democrático de discussão e articulação coletiva de propostas e estratégias de organização da Política Nacional de ATER.

 

Programação

 

No decorrer do evento, serão apresentados temas relativos às atividades de ATER e Agroecologia e Alimentos Saudáveis, apresentação de propostas, debates e indicação das que serão encaminhadas para segunda rodada, discussão sobre propostas mais relevantes por grupo de identidade, para servir de referência, com vistas à priorização das propostas em plenária. Na oportundade, haverá a contagem e e eleição das 30 propostas que seguirão para Conferência Nacional, incluindo-se a apresentação de moções, a exposição dos procedimentos a serem adotados para escolha dos delegados que participarão da Conferência Nacional. Inidicação dos eleitos e registros dos dados pessoais. O início do encerramento da 2ª Ceater está previsto para 13h35, de quinta-feira, 25/02/2016 com a palavra de estímulo do representante da SDA e a marcação do reencontro na Conferência Nacional. A Conferência é uma realização do MDA sob a coordenação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).

 

Texto: Jornalista Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce

antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce

 

FOTOS: Francisco Edilmo Gomes Gurgel

Coordenador de Eventos da Ematerce/Ascom