Redenção: Ematerce, Unilab e Prefeitura discutem Microcrédito e Selo da Agricultura Familiar

24 de fevereiro de 2016 - 03:00

 

O gerente local do escritório da Ematerce, em Redenção, Engº Agrº José Audisio da Silva, informou que, no dia 22 de fevereiro de 2016, na Unilab, (Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), estiveram reunidas Ematerce, Unilab e Prefeitura de Redenção, para discutirem o Microcrédito e Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar Sipaf. Presentes à reunião o consultor do MDA, José Rui, Simone, do MDA, Francisco Sombra, delegado do MDA no Estado do Ceará, José William Aquino, assessor de Crédito Rural, da Ematerce, José Audisio da Silva, gerente do escritório local da Ematerce, em Redenção, José Macilio Simão dos Santos, Posto Avançado da Ematerce, em Barreira-CE, Jardel Alves Monteiro, técnico da Ematerce, em Redenção, professora Clébia Mardonio Freitas Silva e a coordenadora da Intesol (Incubadora Tecnológica de Economia Solidária ), José Fabiano Castelo Branco Filho, Agrônomo, da Prefeitura de Redenção, alunos e bolsistas da Unilab.

 

Consultor do MDA, José Rui, fala sobre a metodologia dos serviços de assistência

técnica e extensão rural para agricultores, beneficiários do grupo “B”.

 

Abrindo os trabalhos, a professora Clébia saudou todos, pedindo a autoapresentação dos presentes. Em seguida, fez uma explanação geral, sobre a Unilab, sua atuação, importância para o maciço de Baturité, as parcerias existentes e seus diversos campos de atuação com 13 práticas agrícolas. José Rui foi o segundo a falar a respeito da metodologia dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) para agricultores beneficiários do Grupo “B”. José William, assessor de Crédito, no âmbito estadual, fez um relato geral sobre crédito rural, importância na elaboração das Dap’s e a responsabilidade na coleta das informações.

 

José Sombra falou sobre a queda, no índice de inadimplência, sua importância para o crédito rural e desenvolvimento da Agricultura Familiar. Em seguida, Simone, do MDA, fez uma explanação geral sobre o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar, quando surgiram várias perguntas e esclarecimentos sobre documentação, critérios, beneficiários dentre outros. Prosseguindo,  outras interrogações foram feitas acerca dos assuntos abordados, todos debatidos e esclarecidos. Finalizando a reunião, Clébia agradeceu a presença de todos, esperando voltar em novas oportunidades para a discussão desses e de outros assuntos importantes para a Agricultura Familiar.

 

Texto: Jornalista Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce

antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce