Ematerce: aprovados recursos do Fecop para pagar bolsas de Agentes Rurais

4 de março de 2016 - 03:00

O presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, na quinta-feira, 3 de março de 2016, acompanhado do assistente da presidência, José Bartolomeu Cavalcante, do gerente de Apoio Técnico, Cláudio Matoso, de assessores estaduais e do assessor de comunicação e ouvidor, jornalista Antonio José de Oliveira, vibrou, tão logo constatou “in loco” a aprovação, pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará, da regularização do uso dos recursos financeiros do Fecop (Fundo Estadual de Combate à Pobreza), para pagar as bolsas, concedidas pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico, para que os agentes rurais continuem a prestar orientações agropecuárias e gerencial aos agricultores familiares, assistidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce.

 

 

 

O presidente da Ematerce posa ao lado do deputado estadual Moisés, presidente da Comisão

Agropecuária da Assembleia Legislativa do Ceará, que solicitou a seus pares a aprovação da

regularização de verba para pagamento das bolsas de transferência tecnológica aos agentes

rurais.

 

 

Para Amorim, com a aprovação, por unanimidade, dos deputados estaduais presentes, ganham o Serviço de Assistência e Extensão Rural do Ceará e os produtores rurais, haja vista que fica assegurada a prestação de ATER a mais de 130 mil agricultores, em 182, dos 184 existentes. Há três aos, os agentes rurais deixaram de receber bolsas de transferência tecnológica da Funcap, passando, então, a serem selecionados e ter suas bolsas pagas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA). Lembra o dirigente da Ematerce que o projeto de lei, aprovado, altera o Art. 4º da Lei Complementar Nº 37, de 26 de novembro de 2003.

 

 

Na oportunidade, Amorim, sensibilizado, agradeceu aos deputados que votaram a favor da liberação dos recursos pelo Fecop para pagamento das supracitadas bolsas aos agentes rurais. Dentre eles, o presidente da Comissão Agropecuária da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Moisés, que fez um apelo a seus pares, para que votassem a favo r da retrocitado pleito, de suma importância para centenas de milhares de agricultores cearense. Agradeceu, também, ao secretário Institucional do Governo do Estado, Nelson Martins, que o considera um excelente articulador.

 

 

alt

À esquerda da foto, o secretário Nelson Martins, da Secretaria Estadual de articulação Institucional, excelente articulador, na opinião de Amorim, que muito contribuiu para a aprovação dos recursos do Fecop para pagamento das bolsas de transferência tecnológica aos agentes rurais.

 

 

Encerrando suas declarações, Amorim afirmou que serão pagos, com verba do Fecop, um total de 532 bolsistas, profissionais de nível médio e superior, selecionados pela SDA, e trabalhando para Ematerce no campo. Disse mais que os recursos financeiros são da ordem de R$ 10 milhões, setecentos e quarenta e cinco reais, e que eles são acompanhados pelos assessores estaduais, gerentes regionais, locais e coordenadores de postos avançados, no dia a dia, de suas atividades com os agricultores assistidos pela empresa. “Enfim – enfatizou o presidente da Ematerce: “É mais uma vitória para a continuidade da assistência técnica e extensão rural no Ceará, envolvendo os agentes rurais nos trabalhos de campo”.

 

Texto e Fotos: Jornalista Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce

antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce