Ematerce participa de Seminário no Cetrex
4 de março de 2016 - 03:00
À direita da foto, o assessor estadual da Ematerce, Nizomar Falcão, ao lado do assessor
da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), José Ximenes Farias.

A Ematerce, por intermédio de extensionistas, além de técnicos da SDA, participou, no dia 3 de março de 2016, no Centro de Treinamento da empresa (Cetrex), em Caucaia-CE, de um Seminário, que versou, dentre outros assuntos, sobre Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS); Projeto Mandala; Projeto Chesf; Projeto Irrigação na Minha Propriedade (PIMP); Programa Irrigação na Agricultura Familiar (PIAF); e Aspectos Gerenciais e Administrativos Operacionis do PIAF pela diretoria da Ematerce e Coordenadoria da Agricultura Familiar (Codaf), da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará. No decorrer do seminário, houve debates e encaminhamentos em cada segmento. A informação foi prestada pelo assessor estadual, Eng.º Agrº Nizomar Falcão.
Informou Nizomar Falcão que o Estado do Ceará enfrenta o seu quinto ano de restrição de chuvas. Isto faz com que as reservas hídricas estejam muito abaixo dos níveis desejados. Esta condição aumenta a insegurança hídrica e alimentar da população e dos animais. Daí, ser necessário montar uma estratégia, para superar estas dificuldades. A Ematerce – reforça seu ponto de vista, como responsável pela prestação de orientações técnicas para os agricultores familiares, está preocupada com esta situação, à medida que a irrigação é uma das formas de aumentar os níveis de reservas alimentares para as famílias e os animais.
Objetivo do Seminário
Destacou Nizomar que o seminário objetivou articular e integrar a execução dos diversos projetos de irrigação, executados pela Ematerce (PIMP, PAIS, Quintais Produtivos, Mandalas e Chesf), dando uma feição única, visando reduzir o consumo de água (passando de 0,8l/s/ha para 0.4l/s/ha em quatro anos); aumentar a eficiência dos sistemas de irrigação; aumentar o rendimento das culturas; usar a irrigação no semiárido (manejo do solo e cultura) como estratégia de mitigação das mudanças climáticas; viabilizar os investimentos e a atividade rural; e popularizar os projetos de irrigação localizada (gotejamento e microaspersão).
Texto : Jornalista Antonio José de Oliveira
Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce
Fotos: Jornalista Francisco Edilmo Gomes Gurgel
Coordenador de Eventos
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce