Crato: Curso para Produção de Manivas-Semente ministrado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura

2 de maio de 2016 - 03:00

Informou o gerente local do escritório da Ematerce, em Crato, Antonio Porto, que foi ministrado, nos dias 26 a 28 de abril de 2016, o  Curso para Produção de Manivas-Semente, promovido pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, em parceria com o IFCE, de Crato, e Ematerce. O Curso faz parte da metodologia, utilizada pela Rede de Multiplicação e Transformação de Manivas-Semente de Mandioca com Qualidade Genética (Reniva), iniciado no ano de 2014, por meio da seleção, análise e detecção de viroses nas plantas matrizes tradicionais e genótipos melhorados no laboratório da Embrapa de Cruz das Almas-Bahia.

 

Nesta etapa, denominada de indexação, as plantas trabalhadas em laboratório, livres de pragas e doenças, encaminham-se para diversas partes do país, para serem multiplicadas. Neste processo, existem Unidades de Multiplicação Rápida, com acompanhamento agronômico permanente, com o objetivo de multiplicação de manivas-semente para replicação em diversas localidades do entorno do projeto. Denominado de maniveiro, o produtor de manivas-semente de mandioca, com comprovada qualidade genética e fitossanitária, também denomina-se a Unidade de Produção Rápida, neste caso, instalada em campo do IFCE-Crato.

 

 

Principais Inovações: indexação de plantas matrizes para o vírus Mosaico comum da mandioca (Cassava Common Mosaic Virus) CsCMV e Mosaico das nervuras da mandioca (Cassava Vain Mosaic Virus ? CsVMV).
– Disponibilidade de grande diversidade de genótipos adaptados aos locais de produção (genótipo x ambiente).
– ATER aos maniveiros e produtores de mandioca.
– Renovação de campos de produção com novos materiais de plantio e aumento de áreas.
– Oferta de manivas-semente em quantidade e qualidade.
– Organização do segmento de produção de material propagativo.
 

 

Cada Estado

viabiliza cultivares mais adequadas, quanto às características de produtividade, genética e resistência às pragas e às doenças, o que repercute nos resultados finais, no tocante ao desempenho do projeto Reniva.  No município, selecionaram as cultivares Pretinha e Piauí. Como resultado do processo de multiplicação de manivas-semente, houve um Dia Especial para apresentação dos resultados, com entrega de material genético para multiplicação, nos diversos municípios da Região do Cariri cearense, incluindo o município do Crato.

 

 

Ressalte-se que, por meio da Ematerce, escritório do Crato, houve a implantação de um campo demonstrativo, com área de 0,30 hectares, na comunidade da Malhada, com o propósito de atendimento das demandas futuras, culminando com uma excursão, com aproximadamente 30 pessoas, incluindo técnicos e produtores, que constataram, “in loco”, os resultados alcançados nesta fase. A unidade demonstrativa foi instalada com o apoio dos colaboradores Zé Pinto e Vicente, que apresentaram os resultados preliminares com o apoio e as orientações técnicas do Agente de Ater, Ubiratan Barros, e o gerente local Antonio Porto.

 

A coordenação do projeto apresentou suas considerações, mediante o profissional da Embrapa, Wellington, parceiros do IFCE-Crato Neto e Rondinelly, além do assessor regional da Ematerce-Cariri, Engenheiro Agrônomo José Acácio, como também das participações das assessoras Andréia e Marianne, regional do Cariri, os técnicos Vicente Lúcio e José Hugo, além de agricultores, que manifestaram suas impressões positivas do projeto. Coube ao engenheiro agrônomo José Raimundo, da Embrapa, a condução do processo de multiplicação das informações, por meio do curso ministrado, para multiplicação das informações ao público-beneficiário das ações do projeto Reniva. Com essa parceria, a Ematerce, IFCE-Crato, Embrapa e agricultores, fortalece-se a cadeia produtiva da Mandioca em nível regional.

 

Jornalista Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce

antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce

 

 

 

—————————————————————-