Ematerce participa do lançamento do Programa Garantia Safra

3 de maio de 2016 - 03:00

O lançamento do Programa, que beneficia o agricultor que tem sua produção atingida pela seca ou enchente e perda de pelo menos 50% da produção, aconteceu na manhã de segunda-feira (2)com a presença do secretário Dedé Teixeira e de 82 prefeitos cearenses.


O presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, representando a diretoria executiva e os seus servidores, participou do lançamento pelo governador do Estado do Ceará Camilo Santana, na segunda-feira (2), da edição 2015/2016 do Programa Garantia Safra, no Palácio da Abolição. No evento foram realizadas as assinaturas dos termos de adesão ao programa pelos prefeitos cearenses presentes. Para este ano, o Ceará ofertou 350 mil vagas para agricultores familiares, estando 249.848 agricultores de 180 municípios devidamente cadastrados no programa. Na safra 2014/2015, 270.588 agricultores foram beneficiados com a Garantia Safra em 137 municípios cearenses.

 

“O Garantia Safra é o grande responsável por amenizar o sofrimento de homens e mulheres que vivem no campo nesse momento de estiagem no Ceará e nos estados nordestinos. É um programa fundamental nesse atual momento e ao longo desses últimos anos, e esse ano em especial que teve a adesão de quase todo o Ceará”, comemorou o governador Camilo Santana.

 

Ressalte-se que o Estado do Ceará continua sendo pioneiro e o que mais investe no Programa Garantia Safra em todo o País. Em todo o País são cerca de 1.055.196 agricultores beneficiados com o programa.

 

Somente o Ceará representa cerca de 25% desse total com 249 mil cadastrados. Para se ter uma ideia do pioneirismo e alcance do benefício no Estado do Ceará, uma parte da Bahia e o estado de Minas Gerais juntos pagam o benefício a uma quantidade menor que a metade da total de produtores cearenses beneficiados. Confira ranking dos beneficiários programa 2014-2015.

 

Para o agricultor José Cristino, do município de Ocara, o seguro safra é um dos programas mais importantes que o homem do campo pode receber. “Eu planto milho, feijão, mandioca e cajueiro, se a seca atrapalhar a minha safra eu pelo menos tenho esse seguro, e assim são todos os agricultores cadastrados no programa, tem uma esperança mesmo na perca de safra”, explicou o agricultor que é cadastrado no seguro safra desde o início.

 

(Informação extraída do site da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA)).