EMATERCE: WALMIR MAGALHÃES ASSUME DIRETORIA TÉCNICA DA ANATER

16 de maio de 2016 - 03:00

 

Com a presença da diretoria executiva da Ematerce e dos servidores, além de representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), realizou-se, na tarde do dia 13 de maio de 2016, no auditório do centro gerencial da empresa, em Fortaleza, a reunião de despedida do seu diretor técnico, Walmir Severo Magalhães, nomeado, desde março, para ocupar a diretoria técnica da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

 

 

O primeiro a discursar, em nome da Ematerce, foi o presidente Antonio Rodrigues de Amorim, (Foto acima), que se reportou à vida profissional de Walmir, passando por vários cargos de confiança na empresa, culminando com a de diretor técnico. Em seguida, destacou tratar-se de um profissional competente, atuante e que sua nomeação, passando pelo aprovo dos presidentes das Associações das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, pela Embrapa, pela SDA, pelo Governador do Estado, com certeza, é uma honra para o Serviço de Extensão Rural do Ceará e para o setor agropecuário.

 

Amorim parabenizou o ex-colega de diretoria pela significativa contribuição à Ematerce e aos agricultores familiares, ajudando-os, com seus conhecimentos agropecuários, a melhorarem de vida no campo, quando trabalhou, diretamente, nos municípios de Crateús e Canindé. Disse ainda que, caso houvesse mudança na diretoria da Anater, ele retornaria à diretoria técnica da Ematerce, conforme acertado com o secretário Dedé Teixeira e o governador Camilo Santana. Para ocupar, interinamente, o cargo de diretor técnico da Ematerce, foi indicado o gerente de Apoio Técnico, Cláudio Matoso. Por último, desejou-lhe êxito em sua nova missão e que a Anater, tendo um diretor técnico cearense, a parceria será mais fortalecida e quem sai ganhando é o setor agrícola do Estado e os agricultores, assistidos pela Ematerce.

alt

 

Com a palavra, o representante do secretário Dedé Teixeira, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Antonio Filho, (Foto) fez considerações, sobre o momento político e econômico da atualidade e reafirmou as palavras elogiosas, proferidas pelo presidente da Ematerce, ao novo diretor técnico da Anater. Acrescentou ter a certeza de que Walmir Severo é o homem certo, para ocupar importante cargo, num órgão, responsável pela coordenação nacional do Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural. Parabenizou-o e desejou-lhe sucessos na gestão daquela diretoria técnica.

 

alt

 

Com a palavra, a servidora Fernanda Aquino, da Gerência de Apoio Técnico (Geate) relembrou algumas passagens com Walmir, antes de ele ser diretor técnico da Ematerce, inclusive solicitou-lhe, na época, a execução de tarefas. Enfatizou que a Ematerce cresceu, com sua valiosa contribuição, como Engenheiro Agrônomo, no tocante aos serviços desenvolvidos pelos extensionistas, no dia a dia, com os agricultores familiares.

 

 alt

 

O diretor administrativo e financeiro da Ematerce, Inácio Costa, (Foto), também, saudou o novo dirigente da Anater, com votos de uma gestão profícua e declarou a satisfação de ter sido, embora por poucos meses, seu colega de diretoria na Ematerce. A exemplo dos demais oradores, deu os parabéns a Walmir e concluiu suas palavras, dizendo sentir-se orgulhoso de ter trabalhado com ele, e, agora, de vê-lo como diretor técnico da Anater e tê-lo como amigo.

 

AGRADECIMENTOS

 

alt

 

Inicialmente, o diretor técnico da Anater, Walmir Magalhães, (Foto) fez uma abordagem a respeito de sua nomeação, para supracitado cargo, na Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, com o aprovo dos órgãos citados pelo presidente Amorim, e que estava preparado, tecnicamente, pela experiência de seus mais de 30 anos, como extensionista e mais de oito como diretor técnico da Ematerce.

 

Disse ainda ser mais uma vitória, em sua vida profissional, como +um reconhecimento a seu trabalho, na Extensão Rural do Ceará, e na convivência com dirigentes, no âmbito federal, estadual e municipal do setor agropecuário. Lamentou estar deixando a companhia de amigos, colegas da diretoria e de trabalho, na Ematerce, mas, em se tratando de novo desafio profissional, aceitou a missão e que faria tudo para exercê-la, satisfatoriamente, em benefício da Extensão Rural, como um todo, da Agropecuária e do público-alvo, ou seja, os agricultores de base familiar, pois são responsáveis, diretamente, por mais de 70% da produção de gêneros alimentícios, no Brasil, para consumo humano e animal.

 

Encerrando seu discurso, pediu desculpas, caso tivesse ofendido ou contrariado algum colega de diretoria e de trabalho. Emocionado, colocou-se à disposição de todos na Anater. No final, o mestre de cerimônias, assessor de comunicação e ouvidor da Ematerce, jornalista Antonio José de Oliveira, convidou os presentes para “os comes e bebes” à base de sucos, refrigerantes, bolos e salgados.

 

 

Texto: Jornalista Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce

antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fotos: Rharyma Melo – Assessoria de Comunicação da Ematerce

Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce