Araripe: Ematerce reúne-se com parceiros sobre o Programa Hora de Plantar

18 de maio de 2016 - 03:00

A equipe da Ematerce, nas pessoas dos Engenheiros Agrônomos  João Alves Rodrigues  e Maria William de Souza (Bolsista), reuniram, na manhã de terça-feira, 17/05/16, os presidentes de Associações, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e SOARARIPE, para tratarem de importantes assuntos para o município e, especialmente, para os  agricultores familiares. Compareceram à reunião, o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Antonio Eufrosino, e sua equipe, o  presidente do Sindicato Pedro Rocha e os presidentes de diversas Associações.

 

 

Na oportunidade, foram debatidos assuntos, como a Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, quando Antonio Eufrosino e João Alves pediram o empenho de todos, para divulgá-la aos agricultores com os quais eles convivem. Foram abordados também o Programa Garantia Safra, os questionamentos sobre área plantada, endereços de plantio e do agricultor, que não estão compatíveis com o preenchimento da ficha do GS e outras observações. Esses questionamentos tiveram uma resposta dentro dos padrões do Programa pelo extensionista João Alves Rodrigues, da Ematerce.

 

 

Ressalte-se ainda que o foco desse encontro foi o Programa Hora de Plantar, quando será feito um Recadastramento dos beneficiários desse programa. Como o Governo do Estado tem um compromisso com os agricultores, visando melhorar, a cada dia, o desenvolvimento  rural,  é preciso estar sempre em sintonia, por meio dos programas. Nesse sentido, há necessidade de parcerias, para realizar citados programas, como o Hora de Plantar, conforme afirmou o responsável pela Ematerce, escritório local do Araripe, João Alves.

 

 

Em seguida, foi aberto espaço, para que os presidentes se manifestassem, a respeito da proposta, isto é, elaborar um Calendário de Atendimento para esses agricultores, em suas localidades, acompanhados por eles, na qualidade de presidentes. Aceita a proposta, instituiu-se o calendário, com data e hora marcada, em comunidades que puderam agrupar outras vizinhas. Destaque, também, que a Ematerce se posicionou, junto com a Secretaria e Sindicato, para que não atenderem  agricultores, residentes na sede e, sim, em suas comunidades de origem do plantio ou residência rural. A reunião alcançou os resultados esperados e os atendimentos ficaram marcados entre os dias 19 de maio ao dia 03 de junho de 2016. Sobre  esses  programas, o gerente regional Francisco Roberto tinha visitado a Secretaria e o Sindicato, para comunicá-las esse trabalho em parceria. As informações foram repassadas por Maria William de Souza, Assessora Regional.