Crato: Ematerce e Embrapa promovem Dia de Campo sobre Amendoim

20 de maio de 2016 - 03:00

Realizou-se, no dia 19 de maio de 2016,  um Dia Especial sobre a Cultura do Amendoim, promovido pela Ematerce, em parceria com a Embrapa-Algodão e produtores da Associação dos Produtores e Produtoras de Amendoim e Outras Oleaginosas do Distrito de Monte Alverne -APPAOODMA, no município do Crato.

 

 

O Dia Especial contou com a participação de equipe multidisciplinar da Embrapa-Acre, pesquisadores do país do Mali, no continente africano, numa parceria institucional com a Embrapa-Acre e Embrapa-Barbalha, por intermédio dos pesquisadores Ramon e Tarcísio, dentre outros. Na oportunidade, foram apresentados os aspectos de manejo da cultura, pelo gerente local em exercício, Antonio Porto, como também a contextualização regional da cultura do amendoim, pelo gerente regional Cariri, Francisco Lóssio, para a TV Verdes Mares de Comunicação, para veiculação regional e com apresentação também no Programa Nordeste Rural, neste domingo, dia 29 de maio.

 

 

alt

 

Por meio da Ematerce, escritório do Crato-CE, em parceria com a Embrapa-Barbalha, houve a implantação de um campo demonstrativo, com área de 0,60 hectares, na comunidade de Monte Alverne, usando-se a metodologia de produção compartilhada, onde os agricultores e agricultoras, envolvidos no processo, multiplicam a semente para posterior oferta em outros campos, produzidos futuramente, num processo de replicação da cultura cooperativista. As perspectivas futuras visam à multiplicação de sementes qualificadas para o plantio, mediante parceria com a Embrapa e apoio técnico da Ematerce com a finalidade de oferta junto ao Programa de Produção de Sementes e Mudas do Governo do Estado.

 

 

alt

 

A unidade demonstrativa foi instalada com o apoio dos colaboradores da Associação de Produtores de Amendoim, que desenvolveram todos os trabalhos, com  as orientações técnicas do agente de Ater José Martinez e Renan Costa, e o gerente local Antonio Porto, contando com as orientações, na área social, da extensionista Elcileide Mendonça pela Ematerce-Crato e o pesquisador Ramon pela Embrapa-Barbalha.

 

 

Segundo informou o gerente local em exercício da Ematerce do Crato, a equipe da Ematerce-Crato participou do evento com os profissionais Renan Nogueira, Elcileide Mendonça e Antonio Porto, Ematerce Regional Cariri-Central com os assessores regionais Hernane Rocha, José Ladislau, Edna e Mariane, além do gerente regional Francisco Lóssio e Embrapa-Barbalha com os técnicos Ramon e Tarcísio. A equipe foi reforçada com pesquisadores do Acre e do Mali, que acompanharam todo o processo produtivo da cultura, análise financeira, além de participarem de uma demonstração de equipamentos inovadores, no beneficiamento do amendoim, que serviram de referência para os pesquisadores acrianos e malianos, conforme análise dos próprios pesquisadores.

 

 

No final das apresentações foi servido pela Associação diversos produtos produzidos à base do amendoim: baião de dois com amendoim, mungunzá com amendoim, cuscuz com amendoim, pé de moleque com amendoim, tapioca com amendoim, suco de acerola, fubá de amendoim, doce de amendoim, café e leite e picolé de leite e amendoim, bastante apreciados pelo público presente. O chamado Dia Especial pode ser considerado também um Intercâmbio Técnico, pela quantidade de profissionais envolvidos e agricultores, nessa pactuação de saber empírico e saber científico, colaborando no processo produtivo local.

 

Texto: Jornalista Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce

antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce