Governador Camilo Santana visita feira de produtores agricolas organizada pela Ematerce,no Crato

5 de agosto de 2016 - 03:00

Governador Camilo Santana e Presidente da Ematerce,Antonio Amorim visitam feira

de produtores rurais  orientados pela Ematerce,no Crato

 

A equipe do escritório local do Crato ,em conjunto com as associações dos sítios Corujas, Bebida Nova, Cipó, Brejinho, Malhada e Romualdo , perfazendo 18 produtores familiares, implantaram a Feira de Produtos da Agricultura Familiar- Fepaf, que acontece todos os sábados e quarta- feiras, na praça do Bicentenário e na praça do Cruzeiro, no bairro do Seminário, no Crato.

 

 

alt

Feira de produtos agricolas produzidos por agricultores assistidos pela Ematerce do Crato

 

A ideia surgiu da necessidade dos produtores em comercializarem sua produção diretamente aos consumidores urbanos, excluindo a figura do atravessador que, em muitos casos, diminuem substancialmente o lucro do produtor. Ficou decidido que a solução seria vender os produtos diretamente aos consumidores , em feira. Com recursos provenientes das associações envolvidas foram adquiridos os mobiliários necessários para a montagem da feira.

 

alt

Produtora rural atendendo clientes na feira instalada na Plaça do Bicentenário,Crato

 

Diagnóstico realizado recentemente por técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural verificaram que o lucro líquido semanal para os produtores participantes é de R$ 3.330,00, totalizando R$ 13.330,00 por mês, auferindo a cada participante quase um salário mínimo de renda .A Ematerce realiza ,semanalmente, acompanhamento técnico em todas as propriedades cadastradas objetivando melhorar a qualidade dos produtos comercializados pelos produtores.

 

alt

Presidente ,Antonio Amorim, Diretor Técnico,Itamar Lemos e Gerente da Ematerce no Crato,

Antônio Porto,com produtora organizadora da feira de produtos agricolas,no Crato

 

 

São vendidas frutas ( manga, lima, limão, acerola, banana, laranja),polpa de frutas e sucos naturais, verduras (tomate, tomate-cereja , coentro, cebolinha comum, rúcula, couve, pimentinha ,jerimum, berinjela, agrião, hortelã, pepino, quiabo), batata-doce, macaxeira, cenoura, milho, massa de milho, feijão-mulatinho, fava, massa puba, sequilho, bolos caseiros, doces, geleias, licores, temperos caseiros, colorau, caldo de cana capim santo, goma, fubá, galinha e ovos caipiras, queijo e comidas prontas típicas da região nordestina tais como: baião de dois ,farofas ,saladas prontas, paçoca, vatapá, mungunzá, carneiro cozido ,buchada,tortas salgas, tapioca ,beiju e pão de ló, totalizando cerca de 62 produtos.

 

Entendem os técnicos da Ematerce que o trabalho da extensão rural e assistência técnica não se resume somente a orientações sobre cultivo, tratos culturais e colheita, por exemplo mas, principalmente, a atividades “fora da porteira das propriedades” que é a comercialização da produção. Assim pensando, foi discutida a possibilidade de juntarem produtores de comunidades e comercializarem sua produção, a preço justo e sem intermediários, em feiras, organizadas pelos próprios agricultores.

 

Assessoria de Comunicação da Ematerce

Texto – Jornalista Edilmo Gurgel

Ascom- Ematerce (85) 32177872