Ematerce assiste agricultores do condôminio São Gonçalo

8 de agosto de 2016 - 03:00

A Ematerce, através do escritório local de Juazeiro do Norte, do Departamento Municipal de Agricultura e do Banco do Nordeste do Brasil, desde o ano 2000, estão trabalhando em parceria com os agricultores da Associação Comunitária Rural da Vila São Gonçalo, de Juazeiro do Norte. A Ematerce, através dos seus técnicos são responsáveis pela assistência técnica e a extensão rural do comodato, com  a implantação de infraestrutura capaz de implementar a produção de hortaliças, frutas e grãos, usando modernas técnicas agrícolas e também, elaborar projetos para financiamento de custeios e investimentos. O Banco  do Nordeste é o financiador e o Departamento Municipal de Agricultura representa o município de Juazeiro do Norte, proprietário do terreno cedido por 30 anos à Associação, através de contrato de comodato.

 

Presidente e Diretor Técnico da Ematerce,Antonio Amorim e Itamar Lemos com produtores

da comunidade São Gonçalo ,em Juazeiro do Norte.O coordenador do escritório da Eamterce

de Juazeiro do Norte,Sérgio Linhares.

 

 

A Associação Comunitária Rural da Vila de São Gonçalo  tem  36 associados e exploram 12 hectares, cultivando coentro, pimentão, pimentinha, cenoura, beterraba, quiabo, berinjela, pepino, jiló, batata-doce,  macaxeira, goiaba, limão, maracujá, feijão e milho cuja produção é vendida nos mercados públicos da região, Ceasa-Cariri, supermercados, atacadões ,ao Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e ao Plano Nacional de Alimentação Escolar- Pnae.

 

alt

Plantio diversificado de grãos, hortaliças e frutas

 

Na comunidade São Gonçalo ,cada associado é responsável pela sua área de produção e decidem sobre  a cultura que planta formando, assim, no todo, um grande pomar com diversos tipos de hortaliças, fruteiras e grãos. A infraestrutura de irrigação e uso da água  por exemplo, é compartilhada por todos os associados. A renda líquida média mensal de cada componente da associação é de R$ 1.500,00. Para dar suporte hídrico à produção foram perfurados 2 poços profundos que juntos têm uma vazão média  de 55.000 litros/hora.

 

alt

Plantio de abacaxi na comunidade São Gonçalo.

 

Recentemente, o Governador Camilo Santana entregou um projeto São José para custear a implantação  de 3,0 hectares de cultivo protegido, perfuração de mais um poço profundo e  aquisições de um trator e um caminhão.

 

Assessoria de Comunicação da Ematerce

Texto – Jornalista Edilmo Gurgel

Ascom- Ematerce (85) 32177872