Ematerce assiste mandalas em Maracanaú
25 de agosto de 2016 - 03:00
Produtora da comunidade de Santo Antônio de Pitaguary,em Maracanau-Ce
Um pequeno sistema produtivo conhecido por mandala ,foi implantado, em meados de 2012, na Reserva Indígena do Povo Unificado do Pitaguary , comunidade de Santo Antônio do Pitaguary, que fica a 10,0 km da sede do município de Maracanaú. A mandala tem por objetivo melhorar a alimentação e a geração de renda dos pequenos agricultores familiares da comunidade.
Tanque de água da mandala utilizado para irrigar as plantações e criar peixe e ganso.
As culturas implantadas são cheiro verde, macaxeira, pimentão, alface, tomate, mamão, banana pacovan e também as criações de peixe, de galinha e de ganso. As culturas são irrigadas manualmente ou mecanicamente, com a utilização eficiente e econômica da água, onde também é enfatizada a conscientização ambiental e produção de produtos orgânicos.
A produção é utilizada para a alimentação das famílias da comunidade indígena de Santo Antônio de Piraguary e o excedente vendido nas comunidades vizinhas ou em feiras, gerando renda liquida em torno de R$ 800,00 (oitocentos reais) mensais, informaram as responsáveis pela mandala, Maria Luciana Batista e Maria da Conceição Xavier .
Assessoria de Comunicação da Ematerce
Texto – Jornalista Edilmo Gurgel
Ascom- Ematerce (85) 32177872