Unidades agricolas de Maranguape e Guaiuba são exemplos de alta produtividade

25 de agosto de 2016 - 03:00

Com o objetivo de diversificar a exploração de culturas de subsistências e a procura de alternativas mais rentáveis, a Ematerce através do escritório de Maranguape , levando em conta a potencialidade do solo , a disponibilidade de água e a receptividade do produtor Carlos Eugênio Rodrigues da Costa, proprietário da fazenda São Joaquim, na comunidade Rato de Cima em Maranguape, foi implantada uma área de 1,0 ha de goiaba da variedade paloma vermelha irrigada . Devido ao sucesso da plantação, inúmeros produtores da região visitaram a unidade demonstrativa de goiaba, orientada pelo técnico da Ematerce Afonso Monteiro .

Plantação de unidade demonstrativa de goiaba da variedade paloma.

 

A unidade Demonstrativa- UD foi financiada com recursos do Banco Nordeste e, logo no segundo ano de implantação ,foi colhida uma produção de 1.000 Kg, com rendimento de 900Kg/hectare, evoluindo ,nos anos subsequentes, para 6.500 Kg/hectare. A comercialização é dirigida para Plano Nacional de Alimentação- PNA e o comércio local, com lucros bem acima do esperado em relação às culturas tradicionais, antes exploradas e com alto risco de prejuízos.

 

GUAIUBA

 

alt

Plantação de coentro

 

No município de Guaiuba ,também assistido pelo escritório de Maranguape, a Ematerce presta assistência técnica e extensão rural ao assentamento Parada da Alegria que tem 110 hectares, com 10 famílias de produtores rurais onde plantam, aplicando técnicas inovadoras, visando alcançar índices satisfatórios de produtividades ,as culturas do maracujá (4 hectares), banana (2 hectares) , feijão irrigado ( 5 hectares) e hortaliças diversas.

 

alt

Plantio de feijão em área de sequeiro

 

Nas áreas mais úmidas da propriedade são plantados milho, batata-doce, abóbora , feijão e outros produtos que são comercializados ´,semanalmente, em Guaiuba, Ceasa e municípios vizinhos, obtendo lucro suficiente para promover socioeconomicamente os componentes das famílias da comunidade .

 

SITIO JAGUARA

 

alt

 Visita de técnicos da Ematerce a plantio de banana pacovan

 

O sítio Jaguara, de propriedade do agricultor Manoel Severino, conhecido por Bié ,também no município de Guaiuba, é outra unidade agrícola assistida pela Ematerce e que obtém, nos seus 11 hectares de área total, índices de produtividades satisfatórios, em suas diversas atividades agrícolas.

 

alt

Produção de coco: principal atividade econômica sitio Jaguara,seguida da banana

 

Uma das características dessa propriedade rural é que toda a sua área é aproveitada na produção de banana irrigada , coco verde e maracujá. A produção de coco verde chega a 25.000 unidades/ mês e a da banana é de 60.000 unidades por mês enquanto que o maracujá produz 300 caixas por mês. Na área de sequeiro, o produtor planta milho, feijão e fava. Toda a produção é vendida na região e na Ceasa.

 

Assessoria de Comunicação da Ematerce

Texto – Jornalista Edilmo Gurgel

Ascom- Ematerce (85) 32177872