Comunidade Jurema,em Ibiapina, recebe beneficios
31 de agosto de 2016 - 03:00
Produção de bolos e biscoitos, na comunidade Jurema, em Ibiapina-Ce. Fábrica financiada
pelo projeto São José III.
O posto Avançado da Ematerce de Ibiapina, coordenado pelo engenheiro agrônomo, Elias Pereira, presta assistência técnica e extensão rural , naquele município, à comunidade Jurema Norte, através da Associação dos Agricultores e Agricultoras Rurais do Sitio Jurema Norte. A associação tem 26 componentes e é presidida pelo líder comunitário, Francisco Pereira Lima , tendo como principais atividades econômicas, uma fábrica de bolos e biscoitos, uma fábrica de vassouras e uma agroindústria de polpa de frutas.
Mangueiras consorciadas com plantio direto de feijão, na comunidade Jurema, em Ibiapina
Nos 18 hectares do sítio Jurema Norte, os agricultores praticam a agricultura familiar, cultivando essências de mognos, abacateiro, acerola orgânica, batata-doce e macaxeira, usando a compostagem como biofertilizante. Também exploram a piscicultura, em pequena escala.

Plantio de hortaliça irrigada por microaspersão,no sítio Jurema, em Ibiapina.
A importância da Ematerce no processo produtivo da comunidade Jurema Norte é proporcionar, além de orientações técnicas, o acesso dos agricultores às politicas públicas dos governos Federal e Estadual . Através do Projeto São José III , do Governo do Estado e administrado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário- SDA, a associação conseguiu montar e colocar em funcionamento uma moderna agroindústria de polpa de frutas e também foi beneficiada com um trator. Conforme o líder comunitário e presidente da Associação, Sr. Francisco Pereira, “o trabalho da Ematerce se reveste de grande importância para os agricultores porque orienta os agricultores do plantio até a comercialização da safra e dos produtores fabricados pela comunidade.”
Assessoria de Comunicação da Ematerce
Texto – Jornalista Edilmo Gurgel
Ascom- Ematerce (85) 32177872