Ematerce orienta comunidade na zona do carrasco,na serra da Ibiapaba

31 de agosto de 2016 - 03:00

Plantio de mamão irrigado no sítio Andrade,no município de Croatá-Ce

 

 

Não é somente na região úmida da Serra da Ibiapaba que a Ematerce atua mas, também, na zona do carrasco que é aquela mais seca e que está numa região de transição entre o microclima úmido e o semiárido. Um exemplo exitoso da atuação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará- Ematerce ,nessa região, são os apoios técnicos, de acesso às politicas públicas , creditício e na comercialização, dados às três famílias que moram no sítio Andrade, de 17,4 hectares ,no município de Croata , de propriedade da senhora Maria de Fátima da Silva.

 

alt

Maracujá irrigado por microaspersão, no sítio Andrade, em Croatá-Ce

 

 

O sítio Andrade tem uma infraestrutura produtiva composta de uma casa de farinha, poço profundo, reservatório de água, pocilga, aprisco e uma pequena estufa, para produção de mudas de mogno. Os 15 participantes da comunidade cultivam para seu consumo e para venda na região, mandioca, milho, feijão, melancia, jerimum, tomate, pimentão e cebolinha. As frutas produzidas são: mamão, maracujá, laranja, coco, manga, banana e caju. Uma pequena atividade pecuária é explorada com a criação de ovinos, suínos, galinhas e patos. Outra opção econômica é o cultivo de mogno, em 3,5 hectares.

 

 

alt

Plantios de mandioca, coco e banana, sítio Andrade, em Croatá-Ce

 

 

Grande parte dos itens cultivados são beneficiados pela própria comunidade . A mandioca é transformada em farinha e goma, na casa de farinha. As frutas colhidas são transformadas em doces ,compotas, bolos, cajuína e sucos concentrados. Algumas pessoas da comunidade produzem artesanato confeccionado com papel de jornal. A renda bruta média mensal auferida pelas famílias é de R$ 12.000,00, sendo que as despesas chegam, em média, a R$ 8.000,00, mensalmente.

 

Assessoria de Comunicação da Ematerce

Texto – Jornalista Edilmo Gurgel

Ascom- Ematerce (85) 32177872