Sobral: Sítio São Domingos é atendido pela Ematerce

1 de setembro de 2016 - 03:00

 

Plantio de coentro em uma mandala implantada pela SDA e assistida pela Ematerce

 

 

A Diretoria Executiva e vários técnicos dos escritórios das regiões administrativas de Sobral e Ibiapaba e também do centro gerencial da Ematerce realizaram uma visita grupal , em Sobral, à comunidade São Domingos que fica a 30 quilômetros da sede do município e que recebe orientações técnicas do escritório da Ematerce de Sobral. A história da atuação da extensão rural oficial na comunidade São Domingos começou em 1993, com apoio ao projeto “ Cabra Nossa” ,idealizado pelo padre e líder comunitário, João Batista. Na época, 32 famílias se beneficiaram com o recebimento de 200 cabras e mais 10 gaiolas para piscicultura, implantadas no açude Jaibaras. No mesmo ano, a Ematerce elaborou um Pronaf visando o aumento de gaiolas para criação de peixes, proporcionando um incremento significativo na produção . Hoje, existem em produção 120 gaiolas, produzindo 15.000 quilos/ mês de peixes. A Ematerce também fez vários projetos para financiamento de custeio para aquisição de ração, para suprirem as necessidades da piscicultura.

 

 

alt

Criação de ovinos e caprinos no sítio São Domingos, adquidos pelo programa “Cabra Nossa”

 

 

A comunidade São Domingos foi beneficiada com um projeto para implantação de um sítio comunitário, de 3 hectares, explorado por 8 famílias que plantam fruteiras e hortaliças para serem vendidas ao Plano de Aquisição de Alimentos -PAA. As mesmas famílias também exploram uma mandala, implantada pela Ematerce e Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Com o objetivo de agregar valor à produção de frutas, as famílias estão processando as frutas, transformando-as em polpas para serem repassadas ao PAA.

 

 

alt

Sítio comunitário onde as frutas são transformadas em polpa.

 

 

A coordenadora do escritório local da Ematerce de Sobral, extensionista social Inucência Freire, afirmou que a empresa de assistência técnica e extensão rural, em parceria com órgãos financiadores, como os Bancos do Brasil e do Nordeste, elaborou vários projetos, principalmente Pronaf de investimentos e custeios, visando a implantação e o aumento da produção e da produtividade das atividades de piscicultura, ovinocaprinocultura, avicultura, suinocultura e aquisições de máquinas e equipamentos.

 

 

Assessoria de Comunicação da Ematerce

Texto – Jornalista Edilmo Gurgel

Ascom- Ematerce (85) 32177872