Agroindustria de doce de leite assistida pela Ematerce,em Quixeramobim

6 de setembro de 2016 - 03:00

 

Fabrica de doce de leite na fazenda Riacho da Forquilha,em Quixeramobim-Ce

 

 

O município de Quixeramobim, localizado a 250 quilométricos de Fortaleza, pela estrada do algodão, Ce- 060, possui um dos maiores rebanhos bovinos e se desponta como um dos maiores produtores de leite do Ceará. Na fazenda Riacho da Forquilha, em Quixeramobim, de propriedade do agropecuarista, José Evandro Tavares, a principal atividade pecuária é a produção de leite bovino, para abastecer uma agroindústria para o fabrico de doce de leite, em barras.

 

Atualmente, o rebanho bovino da fazenda é de 19 vacas, em final de lactação, produzindo, em media, 180 litros diários de leite, destinados a uma agroindústria, onde o leite é processado e transformado em doce leite em barra. São fabricados três tipos de doces de leite em barra ( doce de leite puro, com goiaba e com coco), sendo vendida a R$ 1,50, cada barra de 200 gramas.

 

 

alt

Processo de fabricação de doce de leite em barra, em Quixeramobim-Ce

 

O suporte forrageiro, para alimentar o rebanho da fazenda, constitui-se de 1,0 hectare de sorgo forrageiro irrigado pelo método gotejamento, que é fornecido ao gado e complementado com concentrados. Os cuidados com o manejo dos animais e uma alimentação farta e de boa qualidade nutricional, são os fatores que elevam a produção de leite a níveis econômicos compensatórios, além do padrão racial dos animais, dizem os técnicos da Ematerce de Quixeramobim que dão assistência técnica e extensão rural à propriedade rural.

 

alt

Rebanho bovino que produz leite para a fabrico de doce de leite em barra.

 

Hoje, a fazenda Riacho da Forquilha, por causa de diversos fatores que afetaram a produção de leite, principalmente as sucessivas secas que assolam todas as regiões do Ceará, a produção de leite que chegou a 3.000 litros por dia, hoje está em 1.000 litros/dia. Com todas essas dificuldades, emprega 9 funcionários na agroindústria produzindo e comercializando, diariamente, 2.800 barras de doce de leite, da marca São Lucas, nos municípios da região central. Os trabalhos de manutenção, cuidados com o rebanho, ordenhas e alimentação, empregam 8 funcionários.

 

Assessoria de Comunicação da Ematerce

Texto – Jornalista Edilmo Gurgel

Ascom- Ematerce (85) 32177872