Quiterianópolis e Nova Russas: técnicos da Ematerce e agricultores participam de intercâmbio

20 de setembro de 2016 - 03:00

 

O assessor regional da Ematerce, em Crateús-CE, Médico Veterinário Edilson Freitas, informou à Assessoria de Comunicação da empresa que, nos dias 5 e 6 de setembro de 2016, técnicos da Extensão Rural do Ceará e agricultores dos municípios de Crateús e Nova Russas participaram de um intercâmbio, sobre o Projeto Mandalla, este um projeto de produção integrada, direcionado à Agricultura Familiar, com foco na Permacultura. Com esta iniciativa são desenvolvidas práticas alternativas de convivência com cada realidade. Nesse processo de formação, tiveram como orientador José Ximenes de Farias Júnior, supervisor do Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento das Cadeias Produtivas (Nucap). O intercâmbio foi realizado, no município Quiterianópolis, no qual há experiências exitosas da semente Mandalla.

Projeto Madalla com culturas variadas.

 

Acrescentou Edílson que os trabalhos foram iniciados, no Assentamento Luar do Sertão, para conhecer o trabalho realizado pela família do agricultor Braguinha e Dona Eva. Em uma roda de conversa com a equipe, a família contou que foi selecionada pelo Projeto, fizeram a capacitação e, a partir daí, decidiram que mudariam sua forma de produção, adotando as práticas do Mandalla.

 

alt

 

Outra experiência visitada foi, na comunidade Monteiro, na família de Verônica e Jackson. A Mandalla da família ultrapassou as cercas do quintal, chegando a ocupar uma área de três hectares, na qual são produzidas hortaliças, comercializadas em toda a região. Atualmente, a família possui uma renda fixa mensal, inclusive fez contratos com empresas, para fornecer seus produtos, oriundos de uma Agricultura limpa.

 

alt

 

Para as técnicas Iasnaya, Maria Tereza, Soraya Cindcy e o assessor regional Edilson Freitas, foi uma troca de experiências fantástica e diferente, quebrando os tabus, que, há muito cercava a imagem do agricultor familiar, visto serem momentos que os próprios mandaleiros orientaram os técnicos, mostrando-lhes que os detentores do saber são aqueles que, realmente, praticam-nos e vivenciam-nos no dia a dia.

 

O coordenador do Projeto Mandalla, Eng.º Agrº Ximenes (na foto acima de camisa listrada) chamou ainda a atenção para a assistência técnica e extensão rural, prestada pelos colegas, lembrando ser importante a interação também com as famílias e a determinação de fornecer respostas práticas, com vistas a atender às necessidades familiares. Ao concluir o intercâmbio, a equipe saboreou, com a família, os frutos da Mandalla, compartilhando alimentos e saberes, concretizando, assim, o pensamento do grande e transformador educador Paulo Freire, quando afirmava: “Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes”.

 

Texto: Jornalista Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce

antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce