Ematerce: centro gerencial promove reunião com parceiros do SEA

14 de outubro de 2016 - 03:00

A Ematerce, escritório central, em Fortaleza, por intermédio da gerência de Programas e Projetos (Gepro), na pessoa do Eng.º Agrº Francisco Bergson, realizou, na manhã de sexta-feira, dia 14 de outubro de 2016, em seu auditório, uma reunião de integração com os órgãos parceiros do Sistema Estadual da Agricultura (SEA), denominada A Interinstitualização das Informações no Sistema Estadual Agrícola. Presentes ao evento, a diretora executiva da Ematerce, presidente Antonio Amorim, diretor técnico Itamar Lemos, o assistente da presidência Bartolomeu Cavalcante, assessores estaduais das Gerências de Apoio Técnico e Programas e Projetos, do gerente regional do Litoral Leste, Abdias Monteiro e dos técnicos locais de Beberibe Socorro Santos e Roberto Salomao, além de técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, representantes da Funceme, nas pessoas do presidente Eduardo e dos técnicos palestrantes Raul Fritz e Manoel Rodrigues, e pelo Idace, Priscilla Aguiar e Felipe Portela, da diretoria técnica de operacão, e do ex-presidente da Ematerce e diretor comercial da Ceasa, José Maria Pimenta.

 

 

 

A abertura dos trabalhos foi feita pelo assessor estadual, da Gerência de Programas e Projetos, Francisco Bergson (foto acima), que saudou os técnicos visitantes e os colegas ematercianos e reportou-se a respeito da importância da integração, entre os órgãos do Sistema Estadual Agrícola, detentores de informações imprescindíveis ao aperfeiçoamento das ações extensionistas, executadas nas propriedades rurais, orientando os agricultores na parte agropecuária. Em sua fala, Bergson fez referências a três eixos: desenvolvimento da Agricultura Familiar; desenvolvimento territorial rural sustentável e solidário; inclusão econômica e enfrentamento à pobreza rural; abastecimento de água e esgotamento sanitário no meio rural; e a promoção da segurança alimentar e nutricional, desenvolvidas pela Assistência Técnica e Extensão Rural.

 

 

alt

 

 

Com a palavra, o técnico Raul Fritz (foo acima), discorreu a respeito dos serviços, oferecidos pela Funceme, à sociedade de modo geral, dentre os quais a previsão de chuvas nos recursos hídricos, a visão e missão da Funceme, a distribuição de chuvas, correspondente a um período de 30 anos, variação interranual da precipitação no Ceará e da intereção no oceano Pacífico, no caso do El Nino (provoca seca) e La Nina (chuvas mais intensas). Lembrou que as informações da Ematerce são importantes para a Funceme e salientou a maior capilaridade da Extensão Rural no interior do Estado.

 

 

alt

 

Em sua palestra, o técnico da Funceme, Manoel Rodrigues (foto acima), abordou algumas atribuições da fundação, destacando os estudos dos solos, zoneamento agroecológico da região do Cariri, o zoneamento ecológico e econômico nas áreas suscetíveis à desertificação, estudos ambientais, uso e ocupação das áreas no entorno de alguns reservatórios e o Projeto Brum (recuperação de áreas degradadas). Enfatizou haver outros trabalhos em andamento pela Funceme em todo o território cearense.

 

 

alt

 

 

O presidente da Funceme, Eduardo Martins (foto acima) disse da importante parceria com a Ematerce. Reforçando seu pensamento, acrescentou: “ Não adianta a Funceme gerar conhecimentos, sem distribui-los aos que deles tiverem necessidade”. Após suas ponderações, sobre a atuação da Funceme, não só no aspecto da Meteorologia, mas também em outras áreas, agradeceu o honroso convite da Ematerce e prontificou-se a dar apoio e continuidade a essa salutar e produtiva parceria, ajudando, assim, o desenvolvimento rural sustentável e solidário.

 

 

alt

 

A última palestra coube aos representantes do Idace, Priscilla Aguiar e Felipe Portela (Foto acima), que fizeram uma explanação, detalhando o Projeto de Cadastro Georrenferenciado e Regularização Fundiária de Imóveis Rurais no Estado do Ceará, sem dúvida, um trabalho de grande relevância para o setor agropecuário e os possuidores de terras agricultáveis. Referiu-se também à parceria produtiva com a Ematerce, órgão que faz parte do Sistema Estadual Agrícola, sendo reconhecido com o de maior capilaridade do Governo do Estado no setor da economia.

 

 

alt

À esquerda, o presidente Antonio Amorim, seguindo-se o assistente da presidência

Bartolomeu Cavalcante.

 

No encerramento, o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, parabenizou a iniciativa da gerência de Programas e Projetos, na pessoa do assessor estadual Francisco Bergson, e de todos os técnicos, que dão o melhor de si, na elaboração e execução de projetos de investimento e de custeio agrícola, voltados para a melhoria das condições de vida do homem do campo e de sua família, sem falar da expressiva contribuição para o desenvolvimento sustentável e solidário do meio rural, mediante o aumento da produção e da produtividade das lavouras e da pecuária e da renda líquida. Por último, elogiou a parceria com a Funceme, pois suas informações são necessárias e úteis, no tocante à autorização, para a liberação da entrega das sementes selecionadas aos agricultores, cadastrados pela Ematerce, depois dos seus prognósticos científicos acerca da ocorrência de chuvas, no Ceará, a cada ano. Ressalte-se que o ciclo de reuniões prosseguirá até final do ano.

 

 

Texto e Fotos: Jornalista Antonio José de Oliveira

Fone (85) 3217-7872

Twitter @ascomEmaterce

E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br