Consultor do Banco Mundial visita Ematerce
17 de outubro de 2016 - 03:00
A Ematerce recebeu, na semana de 10 a 14 de outubro de 2016, a Missão do consultor Francesco di Villarosa, cujo principal objetivo foi a realização de um estudo de caso sobre o Programa de Fomento no Ceará. Dentro desse programa, a Ematerce vem executando, desde 2011, ações de assistência técnica e extensão rural, apoiadas por recursos de fomento junto aos agricultores familiares, em situação de extrema pobreza, totalizando, até ao momento o atendimento de mais de 26.000 famílias rurais.
Na foto (D) para (E), Cláudio Matoso, gerente de Apoio Técnico da Ematerce, Antonio Sales, gerente regional
Metropolitano, o consul Francesco di Villarosa, e o assessor estadual da Geate, Marcondes Oliveira.
Segundo Cláudio Matoso, gerente de Apoio Técnico da Ematerce, o consultor Francesco di Villarosa é mestre em Sociologia pela London School of Economics, PhD pelo Institute of Development Studies da Universidade do Sussex, e consultor do Banco Mundial, várias agências das Nações Unidas, governos e ONGS internacionais. Acrescentou ter sido contratado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para realizar o estudo de caso “Ematerce – Programa de Fomento às Atividades Rurais”, que faz parte da Iniciativa Brasileira de Aprendizagem para um Mundo sem Pobreza (WWP, por seu acrônimo em inglês).
Ressalte-se que a iniciativa é uma parceria, entre o Ministério do Desenvolvimento Sopcial e Agráriao (DSA), o IPEA, o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) – parceria entre o PNUD e o Governo Brasileiro – e o Banco Mundial, destinada a melhorar a geração e o intercâmbio de conhecimentos e experiências relativas à proteção social e às políticas e programas de redução de pobreza no Brasil. Esta apoia a aprendizagem sistemática e a divulgação da experiência do Brasil no combate à pobreza, com destaque para as ações dos Programa Bolsa Família e do Plano Brasil Sem Miséria; o intercâmbio de conhecimentos, internacionalmente e localmente, entre os gestores públicos, sobre a concepção e a execução de políticas sociais; e o acesso a experiências internacionais, relevantes, relacionadas a desafios, no âmbito das políticas da proteção social, comuns a um grande número de governos.
O gerente da Geate disse mais que a experiência do Ceará, no tocante à implementação do Programa de Fomento às Atividades Rurais, a partir da Ematerce, mostra-se como um caso expressivo, no que diz respeito ao desenvolvimento de estratégias e práticas de inclusão produtiva rural junto ao público em situação de pobreza extrema do Estado. Durante a missão, o consultor reuniu-se com a diretoria técnica no escritório central da Ematerce e com as equipes técnicas das gerências regionais de Caucaia e Baturité e do escritório local de Redenção, além de visitas técnicas e entrevistas com produtores beneficiados pelo Programa de Fomento nestas regiões.
Texto: Jornalista Antonio José de Oliveira
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce
E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fotos: Rharyma Melo – Assessora de Marketing