Consultores do Banco Mundial visitam Maciço de Baturité
17 de outubro de 2016 - 03:00
Consultores do Banco Mundial visitaram, no dia 13/10/2016, a região do Maciço de Baturité. A equipe era formada por Francesco Villarosa e Vera Rio, acompanhados do gerente de Apoio Técnico da Ematerce, Cláudio Matoso Vilela. A finalidade da visita foi a realização de um estudo de caso, acompanhando e avaliando o impacto apresentado pelo Programa Brasil sem Miséria na Região do Maciço de Baturité.
Visita à criação de suínos
Os consultores do Banco Mundial, inicialmente, reuniram-se com a equipe local do escritório da Ematerce, em Redenção, com a presença do gerente de Apoio Técnico, Cláudio Matoso Vilela; José Audisio da Silva, gerente do escritório da Ematerce de Redenção; assessora regional do Maciço de Baturité e responsável pelo Programa Brasil sem Miséria (PBSM) na região, Joelma de Melo, e o técnico local José Roberto Gonçalves da Silva.

Os consultores visitaram também a criação de ovinos e caprinos.
Na oportunidade, foi debatido e discutido uma série de assuntos, ligados ao PBSM, na região, quando diversas perguntas foram feitas pelos consultores, desde critérios de seleção dos beneficiários, atividades selecionadas, comunidades beneficiadas, liberação dos recursos, capacitação dos beneficiários, impactos causados pelo programa e outros. As respostas foram prestadas pelos técnicos presentes, informando, com detalhes, todas as indagações feitas, inclusive comunicado que, durante as visitas a campo, estas informações poderiam ser evidenciadas. Em seguida, foi traçado um roteiro de visitas aos projetos exitosos, no município de Acarape, iniciando com o projeto de avicultura, cuja beneficiária é a agricultora Meriane Araujo dos Santos Nascimento, da comunidade Poço Escuro II.

Projeto de Avicultura traz benefícios alimentares para a família, além de uma renda
com a venda de ovos.
Explicou Audísio que novos projetos de ovinocultura e caprinocultura foram visitados também na comunidade Poço Escuro e mais dois projetos de suinocultura do agricultor Antonio Martins de Lima e da agricultora Maria Áurea de Lima Silva, ambos na comunidade Tamanduá. Durante a visita aos projetos, os beneficiários foram entrevistados pelos consultores, relatando as vantagens do projeto, enfocando a nova experiência adquirida, a melhoria das condições de alimentação, social e econômica com esta nova experiência. No final da visita, os consultores agradeceram a acolhida, quando se manifestaram satisfeitos com o que ouviram e viram, mas sentindo eles a necessidade de um veterinário para melhor acompanhamento dos projetos.
Texto: Jornalista Antonio José de Oliveira
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce
E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br