Ematerce assiste produtor do PAIS
29 de novembro de 2016 - 03:00
Aspecto de projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA, a Fundação Banco do Brasil e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce , firmaram convênio objetivando a implantação de 363 unidades de produção agroecológicas integradas e sustentáveis – Projeto PAIS, em 24 municípios do estado do Ceará. Os recursos previstos são de R$ 3,4 milhões sendo que a SDA e FBB entram com 50% cada ,enquanto que a contrapartida dos produtores rurais contemplados é de R$ 600 mil. Após a implantação dos projetos de irrigação executados pela SDA/Agropolos , os escritórios locais da Ematerce iniciarão o trabalho de assistência técnica e extensão rural, nos 24 municípios contemplados.

Visita de produtores a projeto PAIS
O projeto PAIS objetiva proporcionar aos agropecuaristas uma alimentação saudável para suas famílias e a possibilidade de comercialização do excedente, gerando, assim, mais uma fonte de renda e segurança alimentar para os envolvidos e também a preservação do meio ambiente.
Cada unidade de produção do projeto PAIS abrange uma área total de 5.000 m², composta de um galinheiro central com 10 galinhas e um galo, um viveiro com sombrite , área para pastejo de galinhas, uma horta e uma área para produção de frutas e tubérculos. O sistema de irrigação é por gotejamento e abastecido por uma caixa d’água .
São responsáveis pela implantação do projeto PAIS na SDA, os Eng. Agrônomos Luiz Gonzaga Bastos da Costa e Carlos Alberto Lustosa Oliveira. Pela Ematerce , o gerenciamento está sob a responsabilidade dos Eng. Agrônomos Maria Cristina Pontes Vieira, Francisco Alves de Sousa e Sidônio Fragoso Vieira, todos do grupo de agroecologia da Empresa.
Assessoria de Comunicação da Ematerce
Texto – Jornalista Edilmo Gurgel
Ascom- Ematerce (85) 32177872