EMATERCE PREMIA AUTORIDADES, SERVIDORES E AGRICULTORES FAMILIARES
19 de dezembro de 2016 - 03:00
Emocionante a solenidade de entrega de troféus, de certificados e de homenagens, ocorrida, na manhã de quinta-feira (15), no Centro de Ensino e Treinamento em Extensão da Ematerce, em Caucaia, na presença de autoridades, extensionistas e familiares e agricultores premiados. Os troféus fizeram parte do reconhecimento da Ematerce a autoridades, a servidores do órgão e a agricultores, que desenvolveram trabalhos de assistência técnica e extensão rural, durante o exercício de 2016, no campo. Como mestres de cerimônia, o assessor de comunicação e ouvidor, jornalista Antonio José de Oliveira, e a psicóloga Fernanda Aquino, da Gerência de Apoio Técnico (Geate).
Secretário Dedé Teixeira, do Desenvolvimento Agrário do Ceará, em sua mensagem,
elogia a Ematerce e fala sobre algumas mudanças do Governo Estadual, em 2017,
incluindo a reestruturação da Ematerce.
Encerrando as atividades de balanço e avaliação, referente ao exercício de 2016, que reuniu, durante dois dias, assessores e gerentes regionais da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará), no Cetrex, em Caucaia, a diretoria executiva do órgão fez a entrega de Troféus de Reconhecimento aos supramencionados, que executaram um trabalho pioneiro para o crescimento das atividades agropecuárias, visando à melhoria das condições de vida dos agricultores e de suas famílias. A programação constou também de um ato ecumênico, celebrado pelo padre Tula e pela Pastora Cristina, que falaram da importância da comemoração do nascimento de Jesus Cristo, o filho de Deus feito homem, que veio ao mundo para redimir a humanidade do pecado original. Ambos desejaram aos presentes um Feliz Natal e Venturoso 2017 e elogiaram a atuação da Ematerce.

Secretário Dedé Teixeira, do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) recebe troféu das
mãos do presidente da Ematerce, Antonio Amorim, pelo irrestrito apoio às ações extensionistas
aos agricultores familiares nos 183 municípios cearenses.

A agricultora familiar, Sra. Verônica falou, em nome dos agriculores agraciados com troféus,
enalteceu a atuação da Ematerce, que muito contribuiu para melhorar suas condições de vida,
e, com a venda dos produtos da fazenda, foi suficiente para comprar até uma Hilux e outros
bens duráveis. Na foto, da (D) para (E), o secretário Dedé Teixeira, o diretor administrativo
da Ematerce, Inácio Costa, a agricultora agraciada com troféus, Sra. Verônica, o presidente
da Ematerce, Antonio Amorim, o diretor técnico Itamar Lemos e, sentada, a pastora Cristina.
Receberam troféus o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, o secretário Nelson Martins, das Relações Institucionais, coordenadores da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, o presidente da Empresa Nacional de Seguro (Embase), Marilson Ribeiro, a editora do Programa Nordeste Rural, Susy Costa, a editora do caderno Regional do jornal Diário do Nordeste, Maristela Crispim, ambas pela ampla cobertura jornalística às ações extensionistas no campo, representantes dos escritórios locais de Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo, Barbalha, São Benedito, Morada Nova, Ubajara, Guaraciaba do Norte, Boa Viagem, Maranguape, Sobral, Massapê, Ipaumirim, Tauá, Acaraú, Itapipoca, Redenção e Quixeramobim. Ressalte-se que a agricultora familiar, Sra. Verônica Lira, do município de Quiterianópolis, foi homenageada pela Ematerce, devido ao trabalho pioneiro, que desenvolve na produção orgânica de frutas, hortaliças e verduras. Fruto de sua dedicação ao trabalho e pondo em prática as orientações dos extensionistas, ela prosperou muito, em seu empreendimento agropecuário, que, com a venda desses produtos, comprou uma Hilux e outros bens para casa e para a propriedade.

O diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos, destaca a importância do Programa Nordeste
Rural e do jornal Diário do Nordeste na divulgação das atividades extensionistas. Recebendo
o troféu a jornalista Susy Costa.
Destaque-se que 20 agricultores familiares receberam troféus, em reconhecimento da Ematerce, por trabalhos exitosos, numa troca de saberes (extensionistas e produtores rurais), realizados pela extensão rural, em suas propriedades. Também receberam troféus José Ximenes, coordenador do Projeto Mandala, José Mauro Alves Nogueira, da Ematerce de Iguatu, José Eliaci Peixoto, gerente local da Ematerce, em Tabuleiro do Norte, Bia Freire, da Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), represetando o titular da Ascom/SDA, jornalista Aécio Santiago. Já a entrega de certificados foi feita a servidores dos quadros técnico e administrativo, eleitos pelos colegas de trabalho, de toda a empresa, em reconhecimento por seus relevantes serviços e dedicação à Ematerce.

Momento emocionante, quando o bolsista técnico agrícola Paulo Geovane de Brito Lima,
declarou ser dificil deixar de trabalhar, numa empresa séria e comprometida com os
agricultores familiares, pelo término da bolsa. Fez um apelo ao secretário Dedé Teixeira,
para que os bolsistas voltassem a exercer suas funções, no próximo ano, a fim de que
o quadro de técnicos da Ematerce não ficasse desfalcado com a saída em torno de 200
bolsitas de nível superior e médio. Despedindo-se de todos, lágrimas rolaram por sua
face e a voz ficou embargada. Na foto, de pé, a psicóloga Fernanda Aquina, da Gerência
Apoio Técnico (Geate), dando sua contribuição como um dos mestres de cerimônias.

Ao centro da foto, o diretor adm. e financeiro da Ematerce, Inácio Costa, entrega certificados
ao servidor do Cetrex, mais conhecido por Geraldinho, (à esquerda da foto), e ao gerente
do Cetrex, José Messias. O primeiro eleito servidor-padrão do Centro de Treinamento da
empresa, localizado em Caucaia-CE.
RECONHECIMENTO

A euforia dos homenageados com troféus e certificados pelos relevantes serviços
prestados aos agriculores e à Ematerce.
Para o presidente da Ematerce Antônio Amorim, o trabalho executado pelos gerentes e técnicos do órgão, em todo o Estado do Ceará, vem garantindo produção com qualidade, no campo, mesmo os agricultores enfrentando mais um ano forte de estiagem. “Nos municípios de Tabuleiro do Norte e região da Ibiapaba, por exemplo, a experiência com irrigação por gotejamento tem garantido boas experiências de produção de frutas e hortaliças, além de novas tecnologias com a energia eólica que já vem sendo realizada no município de Quixeré”, enfatizou Amorim.

Na foto, em pé, o presidente Antonio Amorim, da Ematerce, o secretário Dedé Teixeira, da SDA,
e o assessor de comunicação e ouvidor, Antonio José de Oliveira, que, com a colega de trabalho,
psicóloga Fernanda Aquino, da gerêndia de apoio técnico (Geate) da Ematece, foram os mestres
de cerimônias.
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, ( de camisa azul) também elogiou e destacou a importância da Ematerce, como parceira no processo de execução de políticas públicas e crescimento para o homem do campo. “Vivemos um momento e uma crise políticos muito delicados. Vamos trabalhar forte, em 2017, para reestruturar o Ministério do Desenvolvimento Agrário, porque faz parte de uma importante estratégia e política pública para o crescimento socioeconômico no campo e que influencia diretamente na oferta de produtos de qualidade na cidade e em todo o País”, explicou o secretário Dedé Teixeira.

A confraternização foi um momento de integração com autoridades, extensionistas,
familiares e produtores rurais de diversos municípios.
Enfatizou, ainda, o secretário Dedé Teixeira a necessidade de proceder à reestruturação da Ematerce, que conta com o apoio do governador Camilo Santana, haja vista que muitos técnicos estão aposentados, mas continuam dando sua importante contribuição, para a execução das ações extensionistas aos agricultores familiares e a suas famílias. Usando da sinceridade, afirmou que a Ematerce passa por dificuldades financeiras, para mais investimentos e o custeio das despesas administrativas, sem falar das dívidas trabalhistas, que vêm desde governos anteriores e que impedem a empresa de comprar veículos, reformar escritórios, adquirir equipamentos de trabalho, manutenção da frota de veículos e outras despesas do dia a dia.
Assessor de Comunicação e Ouvidor da Ematerce
Jornalista Antonio José de Oliveira
E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone: (85) 3217.7872