Viçosa do Ceará: Ematerce realiza Seminário sobre Politicas Públicas

12 de janeiro de 2017 - 03:00

Diretor Administrativo e Financeiro da Ematerce abrindo o Seminário.

 

 

Por iniciativa da Ematerce, por intermédio da diretoria adminstrava e financeira, realizou-se, na cidade de Viçosa do Ceará, na Escola do Ensino Médio Dr. Júlio de Carvalho, no dia 10 de janeiro de 2016, o Seminário Sobre Politicas Públicas para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Viçosa do Ceará. O evento aconteceu, objetivando discutir, com as autoridades, populações rural e urbana, lideranças formais e informais do município, as Politicas Públicas, ofertadas pelos Governos Federal e Estadual aos médios e pequenos agropecuaristas da região.

 

 

O Seminário contou com as participações, além dos escritórios Regional da Ibiapaba e local, da Prefeitura local, através da Secretaria Municipal da Agricultura, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), do Dnocs, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, do Movimento Ibiapabano das Mulheres, Bancos do Nordeste e do Brasil, agências de Viçosa do Ceará e Fórum dos Assentados.

 

 

A abertura do Seminário foi feita pelo diretor administrativo e financeiro da Ematerce, Inácio Mariano da Costa, que falou sobre a importância da realização do evento, para a população urbana e, principalmente, para os produtores rurais, os beneficiários diretos das Politicas Públicas, mantidas pelos Governos Federal e Estadual. O chefe de gabinete, Antônio José, representando o prefeito municipal, José Firmino, e os demais componentes da mesa enalteceram a iniciativa da Ematerce.

 

 

alt

Plenária do Seminário sobre Politicas Públicas acontecido em Viçosa do Ceará.

 

 

Participaram do Seminário, como palestrantes, o gerente regional da Ematerce da Ibiapaba, Eng.º Agrº Cicero Teles, que aprsentou e discutiu, com os presentes, as diversas Politicas Públicas à disposição dos pequenos e médios agricultores, assistidos pela Ematerce. Em seguida, a gerente de crédito do BNB, agência de Viçosa do Ceará, Carmen Dea, e o gerente geral da agência, Milton Higino, abordaram os diversos tipos de financiamento do Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – postos à disposição dos agricultores, evidenciando o Pronaf, que financia a perfuração e instalação de poços profundos.

 

 

alt

Gerente Regional da Ematerce na Ibiapaba, Cícero Teles,  fala sobre Politicas Públicas.

 

 

Sequenciando as palestras, o diretor de Desenvolvimento e Produção do Dnocs, Max Mapurunga, discorreu sobre a importância dos programas, de iniciativa do Governo Estadual, que visam combater os efeitos das estiagens e as ações do Dnocs. Com a palavra, o representeante do prefeito municipal, Antonio José, colocou a Secretaria Municipal da Agricultura, que tem, como titular, o Eng.º Agrº Renato Gurgel, à disposição da Ematerce e dos demais órgãos, que trabalham junto ao produtor rural.

 

 

alt

Gerente Local da Ematerce, em Viçosa do Ceará, participa de debates sobre Garantia Safra

 

 

Fazendo uso da palavra, a representante do Movimento Ibiapabano das Mulheres , Liliane Carvalho, reportou-se às dificuldades existentes, para a mulher rural desenvolver seu trabalho, e solicitou das instituições solução para esse impasse. O assessor estadual da Ematerce, Júnior Vieira, fez uma palestra sobre as Politicas Públicas para a Agricultura Familiar, evidenciando a importância das diversas linhas de créditos do Pronaf, que objetivam beneficiar o agricultor familiar. O gerente do Programa de Habitação Rural, da SDA, Kamundo Braga, enfatizou o alcance social do Programa de Habitação Rural como instrumento de promoção social das famílias rurais. Terminando as sequências de palestras, o diretor administrativo e financeiro da Ematerce, Inácio Costa, focou o alcance social das Politicas Públicas e a sua importância na promoção socioeconômica das comunidades rurais.

 

 

À tarde, houve a formação de grupos de trabalho, para , em plenária , apresentarem suas propostas que, após aceitação, farão parte de um documento, a ser encaminhado aos órgãos competentes, para servir de base, para futuros encontros, que serão realizados sobre o tema.

 

 

Assessoria de Comunicação da Ematerce

Texto e fotos – Jornalista Edilmo Gurgel

Revisão-  Jornalista Antônio José Viana

Ascom- Ematerce (85) 32177872