Ematerce capacita novos agentes rurais

13 de janeiro de 2017 - 03:00

 

A Ematerce, após efetuar a inscrição dos novos agentes rurais, selecionados e contratados pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), com bolsas do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop), para trabalharem, em alguns municípios do Estado do Ceará, iniciou, no dia 10 e terminou no dia 11 de janeiro de 2017, no seu Centro de Treinamento (Cetrex) , em Caucaia-CE, a capacitação da primeira turma de convocados, totalizando 39 treinandos. A capacitação da segunda turma aconteceu, nos dias 12 e 13, num total de 52 selecionados.

 

 

Nas aberturas dos treinamentos, o presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, (foto acima) deu as boas-vindas aos recém-contratados, desejou-lhes sucessos, nas atividades que iam executar, trabalhando, diretamente, com os agricultores, numa troca de saberes. Em seguida, afirmou que eles estavam preenchendo uma lacuna, deixada pela saída de mais de 200 agentes rurais (bolsistas), devido ao término do período das bolsas, com a duração de três anos.

 

 

Por último, enfatizou que o governador Camilo Santana, ciente da importância do trabalho desses Técnicos em Agropecuária, no campo, ajudando os produtores rurais e suas famílias a melhorarem suas condições de vida, mediante a prestação de assistência técnica e extensão rural, autorizou a realização de uma seleção de bolsistas, de nível médio e superior, a fim de que as ações extensionistas não sofressem solução de continuidade.

 

 

No decorrer da capacitação, os agentes rurais receberam informações sobre planejamento, programas e projetos, contratos de resultado e sistema de Programas e Projetos/WEB, além de práticas agrícolas de convivência com o semiárido, associadas ao manejo de solos e água; aspectos conceituais da formação, incluindo valores e posturas, o novo perfil do extensionista, abordagem de assistência técnica e extensão rural, política pública e Plano Nacional de Assistência Técnica. Foram ainda dadas informações, englobando metologias participativas, visitas e reuniões, financiamento e proteção da produção da Agricultura Familiar, Programa de Irrigação na Agricultura Familiar (Piaf), Agroecologia e Comercialização dos produtos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar.

 

 

Texto : Jornalista Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Fone (85) 3217-7872

Twitter @ascomEmaterce

E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br