Ematerce promove seminário sobre piscicultura em Tabuleiro do Norte

13 de fevereiro de 2017 - 03:00

 

Participantes do Seminário sobre piscicultura visitantam fazenda assistida pela Ematerce

 

 

A Ematerce promoveu, dia 09 de fevereiro, em Tabuleiro do Norte, no assentamento Donato, uma oficina técnica sobre o consórcio piscicultura com irrigação. Presentes ao evento o Presidente da Ematerce, Antônio Amorim, o Diretor Técnico , Itamar Lemos e o gerente de Irrigação do Centro Gerencial , Nizomar Falcão.

 

 

Participou da oficina, o Secretário de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos de Tabuleiro do Norte, Moreira Andrade, que ficou impressionado com o trabalho apresentado pela Ematerce na região. Coube ao Engenheiro de Pesca e gerente regional da Ematerce no Baixo Jaguaribe , Benício Diógenes, proferir palestra sobre o cultivo de peixes reportando-se desde o manejo: cuidados com a água, alimentação, fisiologia, até os custos. O gerente local da Ematerce de Tabuleiro do Norte, Eliaci Pinheiro coordenou o evento e falou sobre os aspectos inerentes a irrigação com a água fertilizada oriunda dos viveiros e que tem contribuído para a redução de custos pelo reúso em plantios, aumentando a produtividade das culturas agricolas. Além dos aspectos teóricos , aconteceram demonstrações sobre medida de oxigênio e pH da água e, práticas que melhoram e monitoram esses fatores. Aconteceram visitas a vários viveiristas irrigantes ocasião em que se verificou uma troca de experiências entre técnicos e produtores.

 

 

alt

Técnicos da Ematerce falam para piscicultores sobre consórcio criação de peixe e irrigação

 

 

Ao final do evento foi realizada uma avaliação por técnicos e viveiristas irrigantes, sendo observados os seguintes aspectos: organização dos produtores e da produção, prospecção mercadológica, agro industrialização ( processamento, beneficiamento, meio ambiente), uso racional dos recursos hídricos do aquífero, dentre outros.

alt

Peixes produzidos por piscicultores orentados pela Ematerce em Tabuleiro do Norte

 

É visível a satisfação e expectativa dos produtores que já estão desenvolvendo estas atividades e daqueles que estão desejando adotar essa exploração. Vale destacar o respeito e reconhecimento e gratidão dos produtores pelo trabalho desenvolvido pela Ematerce.

 

Assessoria de Comunicação da Ematerce

Texto – Jornalista Edilmo Gurgel

Ascom- Ematerce (85) 32177872