Missão Técnca à Escola Família Dom Fragoso
20 de fevereiro de 2017 - 17:53
Realizou-se, no período de 06 a 07 de fevereiro de 2017, uma Missão Técnica, promovida e coordenada pelo Projeto São José III, com o objetivo de conhecer o processo formativo da Escola Família Agrícola Dom Fragoso e interagir com o corpo técnico e os educandos dessa Escola, uma referência em Educação Contextualizada e a Pedagogia da Alternância, formando Técnicos em Agropecuária. Essa escola localiza-se 14 km da sede do município de Independência, na Comunidade Cruz, em pleno semiárido cearense.
O Objetivo da Escola é promover uma formação contextualizada e integral de jovens agricultores/as camponeses/as, buscando desenvolver o protagonismo juvenil e tecnologias apropriadas para a convivência com o semiárido, no território Inhamuns/Crateús, na perspectiva do bem-viver no sertão cearense. Está baseada em quatro pilares: Associativismo, Alternância, Formação integral, Desenvolvimento Sustentável Local.
Participaram da referida missão uma equipe do Projeto São José, Karina Holanda, Renata e Marcos; um técnico do Idace, Hebert Lima; um técnico do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local, Tales de Pentecoste; um técnico e um agricultor do Projeto Paulo Freire, Luiz e Flávio, da comunidade Boqueirão, do município de Arneiroz, e representando a Ematerce, os técnicos Sidônio Fragoso e Fernanda Aquino.
Foram dois dias de uma intensa programação de visita às Unidades Produtivas, suas instalações e estrutura física, bem como uma interlocução, sobre a abordagem metodológica utilizada, que se aprofunda, no estudo da realidade camponesa, no fortalecimento de parcerias e na integração continuada entre escola e família/comunidade, com troca de conhecimentos e experiências. Foram realizadas visitas técnicas às seguintes unidades produtivas: Apicultura e Casa de Mel, Ovinocaprinocultura, Bovinocultura, Avicultura, Minhocário, Casa de Sementes, Suinocultura, Mandala, Horta Medicinal, Palma adensada e irrigada, Consórcio de Fruteiras, Banco de Proteínas (gliricídia e leucena), Biodigestor, Viveiro de Mudas, Dessalinizador, Estação Meteorológica, Casa do Pão, Sistema de Bioágua (reaproveitamento das águas cinzas).
A EFA leva em conta as pessoas, o meio ambiente, a agricultura camponesa, os princípios da agroecologia, das relações de gênero, da socioeconomia solidária. Atua em 45 localidades (16 Assentamentos, 03 Aldeias Indígenas, 26 Comunidades), de 18 municípios do Ceará. Atualmente, estão em processo de formação do Ensino Médio 62 educandos, sendo 40 homens e 22 mulheres, que sairão com o Diploma de Técnico em Agropecuária, reconhecido pela Secretaria da Educação do Estado.
======================================================================================
Jornalista Antonio José de Oliveira
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce
E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br