Independência: Ematerce visita unidade técnica de demonstração
27 de março de 2017 - 03:00
A Ematerce, por intermédio do agente rural Anderson Gomes Coutinho, foi à propriedade Carnaubinha, no distrito-sede, em Independência, região do Sertão de Crateús, para acompanhar a unidade familiar do agropecuarista Francisco do Nascimento Moura Filho, conhecido por “Nascimento Filho”. O agricultor familiar, é beneficiário do Programa Hora de Plantar, desde 2016, tendo recebido 15.000 raquetes de palma forrageira e feito o plantio de forma adensada e irrigado. Naquele ano, no mês de novembro, providenciou o primeiro corte com a finalidade de suplementar a alimentação do rebanho.
Área de 0,6 hectares de palma irrigada e adensada.
Segundo o gerente local da Ematerce, o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), distribuiu, em 2016, cerca de 247.000 raquetes de palma forrageira, beneficiando, aproximadamente,–94–agricultores–no–município–de–Independência. Na unidade familiar, além de trabalhar com a cultura da palma irrigada e adensada, o agropecuarista desenvolve, atividades de ovino, caprino, criação de aves, coco e fruticultura diversificada.
Já a cultura da moringa, natural da Ásia, é pouca conhecida, no Estado do Ceará, e pouco desenvolvida em Independência. É uma leguminosa, com aproximadamente 27% de P.B, com 92 tipos de nutrientes, dentre eles, 46 tipos antioxidantes, 36 substâncias não inflamatórias, 18 aminoácidos e 10 tipos de minerais. Ressalte-se que, nos países africanos, as folhas são usadas, na alimentação das crianças, como suplemento nutricional.

Foi implantado 0,6 hectare irrigado e adensada de Moringa, sendo que 0,3 ha é de moringa e o restante de gliricídea, usada como suporte forrageiro para alimentação de ovinos e caprinos e aves. Informou, ainda, que o produtor rural está planejando a implantação de 1 hectare de Moringa, objetivando produzir sementes e, ao mesmo tempo, comercializar para o mercado, visto que essa semente é uma alternativa, na purificação da água, eliminando mas de 90% das bactérias. Disse também que o milheiro de semente da Moringa custa, aproximadamente, 100 reais no mercado.

O agropecuarista, além do uso da palma forrageira, como suporte forrageiro, faz o aproveitamento da forragem cortada, quando das capinas, realizadas na cultura da palma, transformando-a em feno, fornecido aos animais no período verão.

Feno armazenado.
============================================================================
Jornalista Antonio José de Oliveira
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce
E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br