Solonópole: Ematerce orienta controle biológico da lagarta do cartucho

30 de março de 2017 - 03:00

A equipe da Ematerce, escritório de Solonópole, no dia 30 de março do corrente ano, orientou os agricultores familiares, residentes no Sítio Algodões, a fazerem o controle biológico da lagarta do cartucho, Spodoptera frugiperda, conhecida também como lagarta da espiga.

 

 

Informou o agente rural Carlos Renan, que a lagarta do cartucho é a principal praga da cultura do milho, chegando a ocasionar danos de 34%, na sua lavoura, sem falar que o ataque desse inseto aumenta, nos períodos de seca, (principalmente veranicos). Acrescentou que os primeiros sintomas do ataque são a raspagem da folha do milho, embora possa atacar o colmo (tronco), cortando a planta rente ao solo. Enfatizou que a tecnologia Bt é um inseticida, ecologicamente correto, não afetando insetos polinizadores e benéficos.

 

No tocante ao preparo da solução, o técnio Antonio Lauro orientou o agricutor Paulo Rogério a diluir o produto em meio litro de água (500 ml), agitar bem a solução e coar, usando tecido fino, depois descartar a parte sólida, reservar a liquida, que deve ser usada para 200 litros de água, e aplicada em 1 hectares. Adiantou ainda que se deve adicionar à solução um espalhante adesivo mineral (óleo mineral). No caso, caso de não o ter, pode ser usado óleo de soja, comumente, usado como tempero, na proporção de 1 ml para 10 litros de água. Lembrou que o bico de pulverizador, indicado, é o ponta de cone vazio ou leque, além de calibrar o passo (velocidade), para que seja usada toda a solução em 1 hectare. È importante lembrar que, mesmo sendo um produto biológico, que não oferece risco à saúde e danos ao meio ambiente, é necessário que o agricultor aplique a solução, utilizando as vestimentas adequadas Equipamento de Proteção.

Individual. ((EPI).

 

Texto e fotos: Jornalista Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Fone (85) 3217-7872

Twitter @ascomEmaterce

E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br