SDA e Ematerce realizam Dia de Campo sobre Fenação, em Canindé
9 de maio de 2017 - 03:00
Técnicos da Ematerce e SDA, com auxilio de produtor, demonstram
como se confecciona uma meda de feno.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce , a Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA ,a Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária – Coape e o escritório regional da Ematerce de Canindé, realizaram no dia 05 de maio ,na fazenda Logradouro II , no município de Canindé -Ceará , um Dia de Campo sobre Fenação.
Utilização de uma caixa de plástico para fazer as medas de feno.
Esse modelo e prático e tem custo baixo.
A realização do Dia de Campo sobre Fenação teve por objetivo levar aos agropecuaristas informações técnicas importantes sobre o armazenamento e a conservação da forragem, produzida no período do inverno , para ser servida aos animais, na época de escassez.
A fenação é mais uma técnica difundida pela Ematerce para os agropecuaristas assistidos em todo o estado, visando manter ,no período de seca , uma alimentação farta, de qualidade e de alto poder nutritivo, para os animais.
Produtores da fazenda Logradouro II, cortando e colocando a forrogem
para secar e posterior transformação em feno
No Dia de Campo foram mostradas, em três estações, como colher o pasto , reconhecer o ponto de feno e como associá-lo à palma forrageira, objetivando o aumento energético do produto final armazenado. Foram demostradas as diversas modalidades de como se fazem os fardos de feno utilizando instrumentos criados pelos próprios produtores e por indústrias.
Participaram do evento 126 agropecuaristas da comunidade Logradouro II , de Canindé e municípios vizinhos, além de autoridades ligadas à agropecuária da região dos sertões de Canindé.
Assessoria de Comunicação da Ematerce
Texto e fotos – Jornalista Edilmo Gurgel
Ascom- Ematerce (85) 32177872