Acarape: Ematerce participa de Audiência Pública
12 de junho de 2017 - 03:00
A Ematerce, na última sexta feira, 9/06/2017, participou, na Câmara Municipal de Acarape-CE, de uma Audiência Pública, sobre a praga do gafanhoto e “Mané Magos”, que atacam, no momento, a os cajueirais do Maciço de Baturité-CE, principalmente, os municípios de Redenção, Acarape e Barreira. A audiência foi promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio da presidência da Comissão de Agropecuária, tendo, como autor do requerimento, o Deputado Moisés Braz.
O evento contou com a presença do Deputado Moisés Braz, do vice-prefeito de Acarape, Alexandre, do presidente da Câmara Municipal de Acarape, Francisco José Costa, do vereador Pedro Henrique, Antonio Sales, representante da diretoria executiva da Ematerce, José de Sousa Paz, supervisor de Fruticultura, representando a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Acarape, Manuel Nazareno Filho, do secretário de Agricultura de Acarape, José Fábio Correia, do representante do Partido dos Trabalhadores, Sérgio Mesquita, do representante da Embrapa, Lindemberg, dos técnicos da Ematerce de Redenção, o gerente José Audisio da Silva, do coordenador do Posto Avançado de Barreira, José Macílio Simão dos Santos, e José Roberto Gonçalves da Silva, técnico em Acarape.
Ao iniciar o evento, o Deputado Moisés Braz saudou todos, dizendo da importância da Audiência Pública e enfocando o assunto, ligado à Cajucultura do Maciço de Baturité, devido ao ataque do gafanhoto e do Mané Mago, na cultura do cajueiro. O representante da Ematerce, supervisor da região Metropolitana de Fortaleza, Antonio Sales, ressaltou o prejuízo causado por esta praga. Já o representante da SDA, José Paz, abordou também esta nova praga da cultura do cajueiro, dizendo da necessidade de um cuidado especial com relação ao Oídio e à Mosca Branca, que também afetam a cultura com grande intensidade.
Prosseguindo, fez também uma retrospectiva, a respeito das quantidades de mudas distribuídas, nos últimos anos, pelo Governo do Ceará, estimulando, assim, a expansão da Cajucultura no Ceará. Aproveitando a presença do Deputado Moisés Braz, presidente da Comissão Agropecuária da Assembléia, Paz solicitou maior atenção, por parte do Governo Estadual, para a Cajucultura cearense, com liberação de recursos financeiros, suficiente e oportuna, para maior apoio e desenvolvimento do Programa da Cajucultura do Estado.
Segundo o gerente do escritorio da Ematerce, em Redenção, Engº Agrº José Audísio da Silva, o representante da Embrapa, Lindenberg, falou, também, sobre a praga do gafanhoto, afirmando ser uma praga secundária, além de relatar os produtos químicos indicados para a cultura. Alguns agricultores manifestaram o interesse por defensivos naturais, no controle das pragas, principalmente, objetivando a integridade do ser humano e a preservação do Meio Ambiente. Em seguida, o técnico José Macílio relatou, de maneira eficiente, o controle que, no momento, a Ematerce local está adotando, no controle dessa praga, por meio de defensivos naturais, com o uso do alho e detergente neutro. Explicou, ainda, o preparo e a aplicação, informando também outros tipos de defensivos naturais, aplicados nas diversas culturas. No final, foram feitos os encaminhamentos e, posteriormente, o Deputado Moisés Braz agradeceu a todos, encerrando a Audiência Pública.
Jornalista Antonio José de Oliveira
Assessor de Comunicação e Ouvidor
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce
E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br