Agricultora beneficia pequi e agrega valor no armazenamento
3 de julho de 2017 - 03:00
A extensionista da Ematerce,Fátima Benicio e produtoras de Pequi de Porteiras-CE
A agricultora familiar Maria Silvana Gomes dos Santos,moradora da comunidade Serra da Mata, na Chapada do Araripe, em Porteiras-CE, através do programa Plano Brasil Sem Miséria – PBSM/ACT, recebeu o fomento, no valor de R$ 2.400,00, com a orientação do técnico Cicero Maciel de Lima, da EMATERCE, posto avançado de Porteiras, e usou, o valor recebido, na aquisição de um freezer e uma máquina seladora a vácuo, objetivando agregar valor e aumentar o tempo de conservação da produção do pequi.
O produtora de pequi Maria Silvana Gomes dos Santos beneficiária dos recuros do PBSM.
O pequi, por ter uma produção sazonal e ser um produto extremamente perecível , tem uma variação de valores, o que faz o agricultor extrativista vender sua produção no auge da produção, por valores mínimos. Visando minimizar esse problema e desejando agregar valor e tornar o consumo permanente, os produtores inscritos no PBSM, estão embalando os frutos a vácuo e congelando a produção, para ser comercializada durante entressafra . Os beneficiários do PBSM estão comercializando sua produção através do Programa de Aquisição de Alimentos- PAA.
Ressalta-se a excelente parceria que a EMATERCE mantêm com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Porteiras-CE, em especial com a secretaria Edina Cleide da Silva que não mede esforços para que o serviço de ATER seja bem reconhecido, no município .
Assessoria de Comunicação da Ematerce
Texto – Jornalista Edilmo Gurgel
Ascom- Ematerce (85) 32177872