Dia de Campo promovido pela Ematerce,na Fazenda Normal, foi sucesso técnico e de visitantes
7 de julho de 2017 - 03:00
Diretoria da Ematerce recepcionando os convidados no Dia de Campo da Fazenda Normal
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce e a Secretaria do Desenvolvimento Agrária – SDA realizaram , no dia 05 de julho, quarta-feira, na Fazenda Normal – Faznor, fazenda experimental da Ematerce, no município de Quixeramobim – Ceará, um Dia de Campo sobre manejo de solo e água, associado à produção de reserva estratégica de alimento para rebanhos de ovinos e bovinos, em propriedades do semiárido do Ceará, mostrando essas técnicas, na prática, para agropecuaristas, técnicos , pessoas interessadas e autoridades.
Enrocamento de pedras, na barragem subterrânea, para favorecer a contenção de
sedimentos e infiltração de água no solo.
O evento foi considerado, por todos 530 presentes, um verdadeiro sucesso organizacional e técnico, desde as explicações gerais dadas na estação de introdução, seguindo-se das estações que deram ênfases às práticas conservacionistas como, a construção de barragens subterrâneas, barraginhas de captação e também, sobre a construção de terraços de contenção. Nas estações que trataram sobre manejo animal, destacaram-se as explicações sobre os cálculos necessários para manter um rebanho, sempre em produtividade alta e o indispensável uso da ordenha mecânica. Os vários tipos de armazenamentos e conservação de farragens, para uso nos períodos de estiagens, foram mostrados aos participantes do dia de campo.
O Dia de Campo constou de 8 estações técnicas que explicavam aos visitantes,
principalmente, sobre práticas de manejo de solo e água e alimentação animal
Veterinária da Ematerce falando aos agricultores sobre a importância e os tipos de
armazenamentos e conservação de forragens, para serem utilizadas durante a estiagem.
A estação que mostrou os diversos tipos de compostos orgânicos, aplicação de biofertilizantes na adubação de culturas agrícolas e a importância dessas práticas para o aumento da produção e produtividade nas propriedades rurais, chamou a atenção dos visitantes pelo ineditismo e pela praticidade do uso. A última estação enfatizou a apicultura como fonte de renda para as famílias rurais, face a facilidade de venda, a preço justo e retorno do investimento a curto prazo.
A apicultura foi uma estação de destaque, durante o dia de campo na Fazenda Normal
Consideram os técnicos envolvidos na organização do dia de campo que o evento alcançou todos os seus objetivos, desde o grande comparecimento do público-alvo – 530 agropecuaristas de todos os níveis – como também, de técnicos de outras instituições ligadas ao setor agropecuário, chamando a atenção também, sobre o alto grau de interesse sobre cada assunto tratado nas estações técnicas.
Assessoria de Comunicação da Ematerce
Texto e fotos – Jornalista Edilmo Gurgel
Ascom- Ematerce (85) 32177872