Ematerce e Prefeitura de Juazeiro do Norte discutem parcerias
18 de julho de 2017 - 03:00
Plantações de hortaliças consorciadas e irrigadas por aspersão,no condominio São Gonçalo.
Em Juazeiro do Norte, existe o condomínio São Gonçalo, de propriedade da prefeitura e cedido, em regime de comodato, desde 2003, aos componentes da Associação do Sítio São Gonçalo. O imóvel tem 12 hectares, com solo profundo e arenoso, contribuindo para ter água em abundância, no subsolo. Foram perfurados dois poços profundos com vazões variando entre 10.000 e 70.000 litros de água por hora, suficientes para abastecerem os sistemas de irrigações, tipos aspersão e microaspersão, que são utilizados nas plantações de berinjela, tomate, coentro, cebolinha, feijão, alface, rúcula, pimentão, milho, batata-doce, limão, pimentinha verde e outras culturas.
Colheita de pimentinha verde para ser entregue nas feiras da região do Cariri.
Os 12 hectares do sítio São Gonçalo são explorados por 22 pequenos produtores, cabendo a cada um, 0,30 hectare, em áreas individuais e definidas, com produção agrícola de acordo com a tendência de cada associado porém, a logística de entrega e a comercialização dos produtos, como também a compra de insumos, são feitas em conjunto Os produtos colhidos são comercializados no Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, sendo o excedente vendido no mercado Juazeiro do Norte e municípios vizinhos.
Presidente da Ematerce,Antônio Amorim,Secretario Municipal de Agricultura,Romão Franco,
de Juazeiro do Norte, discutem como aumentar a assistência técnica ao condominio.
A Ematerce, escritório local de Juazeiro do Norte, presta assistência técnica aos componentes do condomínio São Gonçalo, desde o início de suas atividades, em 2003, mantendo sempre um convênio de cooperação técnica com o município. Recentemente, a Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos , através do secretário Romão Franco, o presidente da Ematerce, Antônio Amorim e os técnicos desses órgãos, estiveram no condomínio e discutiram com a comunidade, estratégias de intensificação das ações extensionistas, somando esforços ,entre o município e a Ematerce , para manutenção de uma assistência constante, sob a coordenação da última. A reunião contou com as presenças do presidente da Associação, José Pereira, e de todos os condôminos quando discutiram, também, a possível criação de uma cooperativa, envolvendo os pequenos agropecuaristas da região de São Gonçalo.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, desde a implantação do condomínio, é responsável em facilitar o acesso dos associados às politicas públicas, disponibilizadas pelos Governos Estadual e Federal, para os pequenos produtores rurais, tais como: emissão de DAP, sementes do programa Hora de Plantar, Garantia Safra, crédito rural do Pronaf, cisterna primeira água, Tarifa Verde, Programa São José, capacitação técnica e gerencial e parcerias entre a Ematerce e outros órgãos como: Prefeitura municipal, Bancos do Nordeste e do Brasil, Embrapa e entidades públicas e privadas .
Assessoria de Comunicação da Ematerce
Texto e fotos – Jornalista Edilmo Gurgel
Ascom- Ematerce (85) 32177872